Programas promovem inclusão e empregabilidade no mercado de Tecnologia
Tecmundo
Procurando oportunidades de qualificação gratuita para ingressar no mercado de Tecnologia? Neste mês de abril, há pelo menos dois programas promovendo inclusão e empregabilidade no segmento com inscrições abertas, trazendo vagas para pessoas de todo o Brasil.
Confira mais detalhes sobre cada uma das iniciativas a seguir e saiba como participar desses projetos.
Programadores do Amanhã
Com 120 vagas abertas, o Programadores do Amanhã é um curso gratuito de programação para pessoas negras e indígenas de baixa renda. Ele possui duração de 12 meses e aulas online, permitindo a participação de qualquer lugar do país.
Os estudantes terão formação full stack em programação focada em JavaScript e mais três módulos, incluindo o desenvolvimento de soft skills, apoio psicológico e inglês aplicado ao mercado de Tecnologia . As aulas são ao vivo, via Zoom, com notebook e ajuda de custo para internet, destinadas a quem não possui tais recursos.
Chegando à sexta turma, o projeto, apoiado por Méliuz, iFood e Instituto Localiza, também auxilia na inserção dos alunos no mercado de trabalho, com participação prioritária nas seleções de big techs e empresas de destaque. Em outras edições, os estudantes foram contratados por Localiza, BV, Mercado Livre e Itaú.
As inscrições para a sexta turma do curso Programadores do Amanhã seguem abertas até 28 de abril no site do projeto . As oportunidades são para jovens de 16 a 21 anos, de baixa renda, que sejam pessoas pretas, pardas ou indígenas, matriculadas no 2º ou 3º do ensino médio em escola pública. As aulas terão início em julho.
Escola da Nuvem
Outra iniciativa que objetiva suprir a demanda de vagas no mercado de Tecnologia é o projeto social Escola da Nuvem. Há inscrições abertas para a Certificação em Nuvem AWS, destinada às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Ministrado por instrutores certificados, o curso gratuito aborda conceitos gerais de TI, incluindo armazenamento, rede e plataforma de nuvem, permitindo obter a certificação digital AWS Certified Cloud Practitioner e AZ900. Os formandos serão direcionados para a Jornada da Empregabilidade da Escola da Nuvem, que possui parcerias com empresas do setor.
As aulas são online, mas quem não possui acesso à internet também pode participar. Neste caso, o aluno é direcionado a um dos laboratórios parceiros para acompanhar as aulas presencialmente, com vagas disponíveis em São Paulo (SP), Osvaldo Cruz (SP), Ceilândia (DF) e Sumé (PB). Para participar do processo seletivo, inscreva-se no site da Escola da Nuvem , onde você encontras todas as informações sobre a iniciativa.
Mantenha-se atualizado sobre os cursos na área de Tecnologia aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar a matéria em suas redes sociais.