Proton lança concorrente do Google Drive com mais privacidade
Tecmundo
O Proton Drive, uma alternativa mais segura aos serviços de armazenamento tradicionais – pois oferece assinaturas criptográficas em todos os arquivos e pastas – foi anunciado nesta sexta-feira (23) pela Proton, uma empresa de privacidade suíça conhecida mundialmente pelos produtos Proton VPN e Proton Mail.
Disponível em uma versão beta desde 2020, o Proton Drive é uma alternativa de código aberto ao Google Drive e, durante esse período, acumulou quase meio milhão de testadores, com um volume de uploads dez vezes maior no último trimestre.
A versão estável do Proton chega para compor um pacote unificado de produtos, que já conta com o serviço de e-mail (agora chamado apenas Proton), o VPN e o Calendar. A ideia da empresa parece ser o oferecimento de uma versão centrada na privacidade, porém de código aberto, para os serviços normalmente oferecidos pelo Google.
Proton Drive: prós, contras e preço
O lançamento do Proton Drive na web está sendo acompanhado do lançamento de uma versão beta do aplicativo para Android. Embora se trate de um aplicativo "maduro", seguro e testado, a empresa ainda não lançou um processo de sincronização de desktop.
Há outras limitações no Proton, como a falta de ferramentas de edição integradas para documentos e imagens do Office. Isso significa ter que fazer uploads e downloads frequentes de arquivos. Mas, por enquanto, esse é um preço a pagar (embora a companhia esteja preparando novidades) para se ter os claros benefícios de privacidade da marca.
E, por falar em preço, a boa notícia é que o Proton Drive e o restante do pacote de aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download, em uma versão básica com 1 GB de armazenamento total no Mail e no Calendar. Quem se encantar com o produto, poderá obter a versão Drive Plus – com 200 GB de armazenamento – por US# 4/mês, e o plano Proton Unlimited, de 500 GB, por US$ 10 mensais. Ambos são pagos anualmente.