PS1: relembre 7 jogos que completam 25 anos em 2023
Tecmundo
O ano de 1998 não marca apenas a vitória da quinta Copa do Mundo de Futebol da Seleção Brasileira, mas também o lançamento de diversos games que caíram no gosto daqueles que tiveram um PS1.
Caso tenha curtido um dos melhores anos em termos de lançamento para o primeiro console da Sony, relembramos a seguir alguns títulos da plataforma que completam 25 anos em 2023. Confira!
A franquia Star Ocean nasceu no Super Nintendo, migrando posteriormente para o PS1 depois do rompimento da então Squaresoft com a Nintendo. Como resultado, Star Ocean: The Second Story foi lançado para PS1.
Star Ocean: The Second Story é um RPG no sentido mais clássico desse conceito. Os combates são dinâmicos e focados na ação (é possível se mover livremente e atacar em uma área delimitada), permitindo que os quatro personagens do grupo usem golpes comuns e técnicas especiais para dar cabo dos inimigos.
Um dos diferenciais deste episódio é a possibilidade de selecionar entre dois protagonistas (Claude e Rena), o que interfere não apenas em detalhes do enredo, mas também nos personagens que podem se unir ao grupo. Como consequência, isso é capaz de gerar a incrível marca de 86 finais diferentes, algo que oferece um fator replay absurdo a quem se aventurar por aqui ou no remake que chega ainda neste ano.
Não há dúvidas de que o PS1 foi uma plataforma com bastante conteúdo para os fãs de RPG, e uma das opções que muitos tiveram a chance de conferir em 1998 foi Suikoden 2 .
Neste game da Konami, temos a chance de acompanhar uma trama que se passa poucos anos após os eventos do game original, sendo focada em um protagonista silencioso (e sem nome) e seu amigo Jowy Atreides. Ao longo da jornada, a dupla terá a oportunidade de recrutar até 100 novos personagens (um dos destaques do game) e participar de batalhas que envolvem elementos estratégicos e até mesmo confrontos entre dois exércitos.
Para quem não é muito fã de grinding (ou seja, lutar constantemente para evoluir um personagem), Suikoden 2 traz um sistema em que personagens mais fracos ganhem nível mais rápido, o que é bom especialmente no final da trama.
Spyro the Dragon é um game de plataforma em que temos a chance de controlar Spyro, um pequeno dragão que precisa atravessar todo o Dragon Kingdom com o intuito de derrotar o vilão Gnasty Gnorc.
Neste jogo, somos desafiados a passar por diversos mundos e estágios totalmente construídos em 3D, permitindo uma exploração mais livre e até mesmo utilizar de maneira mais prática as sequências de ataque e golpes especiais para dar cabo dos inimigos.
Desenvolvido pela Square, Parasite Eve acabou caindo no gosto do público por combinar elementos de RPG e terror. Controlando a policial Aya Brea, a missão no game é seguir em busca de pistas sobre o seu passado após um trágico incidente ocorrido em um teatro em Nova York.
As batalhas se mostraram um dos pontos fortes do game, já que a personagem podia se mover de maneira um pouco mais livre pelo cenário para mirar nos inimigos e deixar os combates ainda mais dinâmico e satisfatórios, algo que caiu no gosto do público.
Xenogears é mais um clássico dos RPGs do PS1 a integrar a lista dos games lançados em 1998, e não demorou muito para cair no gosto do público e se tornar um dos clássicos do console.
Este é mais um game desenvolvido pela Square e que se apoia em um sistema de batalha conhecido como Active Time Battle (o mesmo visto em Chrono Trigger e Final Fantasy, em que a batalha continua acontecendo enquanto você seleciona suas ações) combinado com artes marciais, além de trazer um enredo com base em conceitos filosóficos de Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche.
E quem diria, a série de sucesso de Hideo Kojima teve seu primeiro título lançado para PS1 em 1998, dando ao público a oportunidade de controlar Solid Snake em uma luta contra terroristas para neutralizar uma ameaça de ataque nuclear.
Tal como acontece em outros games da série, Metal Gear Solid se apoia na ação furtiva, exigindo que os jogadores passem pelas fases eliminando inimigos sem causar muitos alardes sempre que possível, pois caso seja descoberto as coisas ficam complicadas. Sem dúvidas uma mecânica que funcionou e continua agradável ao público até hoje.
Vamos encerrar este especial citando outro grande game de PS1 e possivelmente um dos favoritos de muita gente: Resident Evil 2 .
Quando foi lançado em 1998, Resident Evil 2 deu ao público a chance de conhecer dois novos protagonistas (Leon Kennedy e Claire Redfield), além de trocar a mansão vista no primeiro game pela icônica Delegacia de Raccoon City e todos os perigos em cada uma de suas ruas e becos.
Tal como no primeiro game, o gerenciamento de recursos é essencial para o sucesso, já que, como em qualquer apocalipse zumbi, a munição é escassa e você pode ficar na mão se sair descendo bala em qualquer coisa que se move sem usar algum tipo de estratégia.
E aí, curtiu a seleção? Nos conte nas redes sociais do Voxel!