Quais marcas atualizam celulares por mais tempo? Veja o ranking
Tecmundo
Na hora de escolher um celular, é importante saber a quantidade de atualizações do sistema operacional e de patches de segurança. Esse detalhe tem uma grande influência na longevidade e proteção do dispositivo.
Contudo, cada marca atua de forma diferente em relação às atualizações de software. Por isso, o TecMundo organizou um ranking com as principais fabricantes e as políticas de upgrade de SO e de segurança.
Adotando o sistema operacional iOS, a Apple não tem uma política definida sobre a quantidade de atualizações. Entretanto, a fabricante dos iPhones costuma oferecer entre seis a oito anos de suporte.
Lançada em 2022, a série iPhone 14 com iOS 16 deve continuar recebendo updates até, no mínimo, 2028. Seguindo a lógica, os smartphones poderão ser atualizados até o iOS 22.
A Samsung é a marca de celulares Android com maior suporte de atualização de sistema. No caso dos dispositivos da linha Galaxy S e dos dobráveis Galaxy Z, os aparelhos seguem a seguinte regra:
Assim, a linha Galaxy S23, lançada no início de 2023, continuará recebendo atualização de software até 2027 e estará protegida até 2028. Então, os modelos que vêm de fábrica com o Android 13 terão suporte até o Android 17.
Já os aparelhos de entrada das séries Galaxy A e M têm no mínimo duas atualizações de SO e quatro anos de patches de segurança. Contudo, algumas variantes Galaxy A consideradas intermediárias poderão receber até quatro versões do Android.
Marcas da BBK Electronics, a Oppo e a OnePlus adotam a mesma política de atualização de software. A partir de 2023, os dispositivos topos de linha e modelos selecionadas terão até quatro grandes atualizações do Android e cinco anos de patches de segurança.
Por exemplo, os aparelhos lançados com o Android 13 receberão suporte até o Android 17. Lembrando que muitos aparelhos das marcas chinesas já estão disponíveis de forma oficial no Brasil.
Embora a linha Pixel não esteja disponível no Brasil, os smartphones do Google oferecem uma considerável longevidade. Em média, os aparelhos da marca recebem até três anos atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.
Lançada em 2022, a série Pixel 7 receberá novas atualizações de SO até 2025 e se manterá protegida até 2027. Então, supostamente, os telefones com o Android 13 deverão receber upgrades até o Android 16.
Vale dizer que os celulares Pixel têm a vantagem de serem os primeiros a receber as versões atualizadas do software do Google. Em alguns casos, os dispositivos podem ser atualizados já no dia do lançamento.
Na Motorola, a política de atualização do software varia entre modelos e categorias. Então, a marca costuma seguir as seguintes regras:
Devido à proximidade com o Google, a Motorola costuma ser uma das primeiras marcas a liberar a versão mais recente do Android para os usuários. Um atrativo para quem não gosta de esperar para experimentar as novidades do sistema.
Supostamente, a Honor está em um processo de ajuste das regras de atualização de SO. Por exemplo, o topo de linha Honor Magic 4 Pro foi o primeiro celular da marca com ao menos dois anos atualizações do Android e quatro anos de patches de segurança.
Para 2023, rumores apontam que o sucessor Honor Magic 5 Pro deve ter até três updates de softwares. Entretanto, essa é uma política que deve ser adotada somente pelos os modelos topo de linha da chinesa.
A Xiaomi não adota uma política definida de atualizações do sistema operacional. Em média, os celulares topo de linha costumam receber dois grandes upgrades do Android e até dois anos de patches de seguranças.
Enquanto isso, os modelos intermediários e das subsidiárias Redmi e Poco dão suporte para no mínimo uma grande atualização de software. Entretanto, todas as linhas têm três anos de patches de segurança.
Assim como a Motorola e Samsung, a Realme adota diferentes políticas de atualização para cada linha:
Qual marca te agrada mais em questão de atualização de software e de segurança? Não esqueça de compartilhar o conteúdo com mais pessoas interessadas no tema!