Ratchet & Clank de PC é exemplo de acessibilidade! Veja análise
Tecmundo
Já está se tornando padrão a Sony lançar seus jogos exclusivos dos consoles Playstation para o PC. Assim, depois de esgotar o alcance do produto em seu ecossistema, a empresa traz suas experiências primordialmente narrativas para um público mais amplo. O título da vez é Ratchet e Clank: Em Outra Dimensão, que finalmente está entrando na biblioteca dos jogadores com setups RGB.
A Insomniac se destaca como uma das empresas de games que melhor aplicam os recursos de acessibilidade em seus jogos, tendo como objetivo incluir mais pessoas na jogatina. Incluindo produções como Spider-Man e Spider-Man Miles Morales, o estúdio tem se empenhado para deixar seus jogos mais inclusivos para todo tipo de público.
A aventura dos mascotes fofinhos no PC se tornou um grande exemplo do que poderá ser feito daqui para frente na atual geração de consoles. Com gráficos fantásticos e o uso do SSD para evitar ao máximo telas de carregamento, o título é uma experiência divertida e intuitiva, mas será que e acessível? Confira nossa análise completa.
E só para ressatar: a acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa e essas são minhas impressões pessoais do jogo como pessoa com baixa visão. Meu objetivo é destacar as opções que estão presentes no jogo e que deixam ele mais inclusivo.
Interface
Uma boa interface de usuário é essencial para qualquer jogo que queira incluir acessibilidade em seus recursos mecânicos. E isso começa pela organização dos itens no menu principal, que normalmente é o primeiro lugar que o jogador acessa ao iniciar um game.
No caso de Em Uma Outra Dimensão, essa organização se faz de forma excepcional. As principais opções estão muito bem posicionadas dentro dos menus com abas e subcategorias bem definidos para cada ferramenta, tanto de customização geral quanto de acessibilidade.
Descrição da Imagem: Menus gerais de acessibilidade
Nas opções dentro do sistema do jogo, temos algumas categorias. Esse tipo de divisão de tópicos dentro das opções ajuda bastante quando o jogador está procurando alguma opção específica.
Os tópicos são divididos por opções como Ativações e Auxílios, Opções Visuais e de Contraste, Atalhos e Velocidade do Jogo e Predefinições. Essas divisões na organização das ferramentas ajudam muito para o jogador não ter que ficar caçando dentro de todos os menus de acessibilidade até encontrar algo que possa utilizar na sua jogatina.
Considerando minha experiência com games e acessibilidade, a Insomniac Games está no top 3 de empresas que conseguiram adaptar muito bem seus jogos para as tendências de acessibilidade que temos visto na indústria. Esse tipo de posicionamento da empresa me deixa extremamente animado para Spider-Man 2, que é um dos principais blockbusters do ano no mundo dos games.
Afinal, temos aqui o melhor sistema de alto contraste que eu já utilizei, além de uma ampla customização de interface e de controles. Ratchet and Clank: Em Outra Dimensão se torna um dos novos pontos de referência quando se trata de jogos com boa acessibilidade.
Acho que vale muito a pena experienciar essa simpática aventura e desfrutar de seus recursos de inclusão. Afinal, não é todo dia que vemos jogos com esse esmero técnico tanto no que se trata de estética, gráficos e animação quanto em acessibilidade.
A análise de Ratchet and Clank: Em Outra Dimensão foi realizada na versão de PC do game, que foi cedida pela PlayStation. O título também está disponível no PS5, incluindo na PS Plus Extra e Deluxe.