TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Telescópio Hubble detecta água em atmosfera de pequeno exoplaneta
Tecnologia

Telescópio Hubble detecta água em atmosfera de pequeno exoplaneta

publisherLogo
Tecmundo
26/01/2024 18h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16016075/original/open-uri20240126-17-dh58cb?1706292975
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Numa descoberta marcante, o Telescópio Espacial Hubble revelou que GJ 9827d, um exoplaneta distante, tem uma atmosfera abundante em vapor de água. Entretanto, este corpo celeste não é um paraíso, apresentando temperaturas superficiais escaldantes que poderiam liquefazer o chumbo.

O planeta em questão, GJ 9827d, é uma prova dos extremos do universo. Situado na constelação de Peixes, a 97 anos-luz de distância, este planeta tem o dobro do tamanho da Terra. Ele orbita a estrela GJ 987 com outros dois planetas parecidos com a Terra.

Apesar da descoberta, o GJ 9827d continua a ser um enigma. Embora as observações do Hubble - que monitorou o planeta durante três anos e testemunhou 11 trânsitos - ofereçam pistas intrigantes, elas não nos dão respostas definitivas. Será este exoplaneta uma super-Terra com um núcleo rochoso e uma atmosfera leve, ou um mundo aquático , predominantemente composto por água gelada?

A atmosfera do planeta pode ser, em sua maioria, composta por vapor de água ou uma mistura com uma quantidade significativa de hidrogênio. Os dois cenários são convincentes e representam um avanço significativo na compreensão dos exoplanetas. As descobertas sobre a sua atmosfera são um avanço, especialmente devido ao seu tamanho reduzido em comparação com outros planetas com atmosferas detectadas.

Conceito artístico do exoplaneta GJ 9827d, o pequeno exoplaneta onde foi detectado vapor de água na atmosfera.Conceito artístico do exoplaneta GJ 9827d, o pequeno exoplaneta onde foi detectado vapor de água na atmosfera.

Se GJ 9827d manteve a sua atmosfera de vapor de água, isso significa que ele nasceu longe da sua estrela, em reinos mais frios, antes de chegar aqui. A viagem em questão teria transformado qualquer gelo em água e vapor, com o hidrogênio provavelmente escapando devido à baixa gravidade do planeta. Essa história dinâmica ajuda a entender o GJ 9827d. 

À medida que o Telescópio Espacial James Webb se volta para este mundo misterioso, a esperança é desvendar mais segredos do planeta. A equipe responsável pela investigação acredita que as habilidades avançadas do JWST fornecerão dados inéditos sobre a composição atmosférica do GJ 9827d e, por fim, responderão à questão antiga da existência de mundos aquáticos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também