TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Threads promete combate contra posts que são 'iscas de engajamento'
Tecnologia

Threads promete combate contra posts que são 'iscas de engajamento'

publisherLogo
Tecmundo
09/10/2024 21h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16368106/original/open-uri20241009-18-1p0ant5?1728510629
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A rede social Threads tem se popularizado não apenas como uma alternativa ao X (antigo Twitter) e ao Bluesky, mas também por um problema cada vez mais recorrente. A plataforma da Meta encara uma quantidade cada vez maior de "iscas de engajamento", que estão irritando parte da comunidade.

Quem reconhece isso é o CEO do Instagram e do Threads, Adam Mosseri. Em resposta a alguns usuários no próprio serviço , ele reconheceu que há várias publicações na rede social feitas apenas para provocar e gerar uma alta quantidade de curtidas e comentários — levantando de propósito debates vazios e sem objetivo além dos números inflados ou a recomendação do algoritmo.

"Temos visto um aumento nas iscas de engajamento no Threads e estamos trabalhando para colocá-las sob controle. Mais novidades virão", afirma o executivo.

O Threads tem um problema?

A discussão no Threads começou após a reclamação de um usuário sobre uma imagem claramente gerada por inteligência artificial (IA) com um texto falso sobre vestuário e transporte público — a pessoa reclamava de mulheres mais velhas usando minissaia no metrô e perguntando se isso era visto como normal pelos seguidores. 

"Contas de engajamento no Threads usam imagens de fazendas de conteúdo, sem se importar até de tirar a marca d'água, e provocam comentários furiosos. O Threads acha que isso significa que a postagem tem valor, então mostra para mais pessoas e... repete tudo isso", denunciou um usuário conhecido como @pkafka na rede social.

A

Ele ainda apontou para uma entrevista de Mark Zuckerberg em setembro de 2024, com o CEO explicando que comentários "não são subordinados a uma postagem" e isso torna eles "meio que nivelados de forma igual" — ou seja, que a alta quantidade significaria que há algo positivo acontecendo na publicação.

Mosseri respondeu a essa crítica e defendeu o chefe. "Nem todos os comentários ou respostas são bons. A fala do Mark é mais sobre o Twitter ter sido pioneiro no formato em que uma resposta pode ser impulsionada, o que é uma coisa boa, mas isso não significa que todas elas deveriam ser", explica.

Até o momento, o executivo não explicou quais serão as ferramentas de moderação no Threads e nem deu um prazo para a aplicação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também