Tratamento desenvolvido por brasileiro, realmente cura o câncer?
Tecmundo
Método inovador chamado BTT, cura paciente de câncer de próstata metastático. De acordo com as informações, o desenvolvimento do método contou com a participação de um brasileiro. Saiba mais sobre a eficácia e segurança do tratamento.
Diagnosticado com câncer de próstata metastático em 2021, Scott Miller, um americano de 66 anos, foi o primeiro caso de sucesso de um método chamado BTT. Desenvolvido pelo médico brasileiro Marc Abreu, o Brain Thermal Tunnel (BTT), é um método de indução de proteínas de choque térmico (HSPs) no organismo.
As proteínas de choque térmico são um dos mecanismos responsáveis pelo equilíbrio das células.
O tratamento consiste na utilização de um capacete que emite sinais ao cérebro. Esse estímulo induz a modificação de temperatura corporal, ativando a produção das HSPs, que atuariam em favor da eliminação do câncer.
Em tratamento por 6 meses, o paciente apresentou remissão completa do câncer. Não há relatos de tratamento adjunto de quimioterapia e radioterapia.
Em um primeiro olhar podemos imaginar que o tratamento é 100% eficaz, devido à remissão total do câncer metastático de Miller. No entanto, é necessário cuidado.
Em 2021, a Academia Brasileira de Neurologia emitiu uma nota de alerta sobre falta de estudos e ensaios clínicos sobre o métodos que induzam a produção de HSPs, e seus benefícios.
Alvo de estudos para o tratamento de doenças neurodegenerativas, ainda não há indícios científicos fortes o suficiente para se declarar que o método é eficaz.
As formas de câncer são tão plurais quantos os organismos que os desenvolveram.
O caso de Scott Miller é apenas o primeiro a ser notificado e são necessários mais estudos para se saber em quais casos o BTT pode ser eficiente, a taxa de sucesso, segurança, entre outros fatores.
Não há evidências claras sobre os riscos da utilização do método. No entanto, é necessário salientar que todo tratamento de câncer deve ser realizado com médico especialista.
Mesmo com as boas notícias sobre o desenvolvimento acelerado de métodos e técnicas no enfrentamento do câncer , sempre é necessário cautela antes de pensar na mudança de tratamento.
Caso você seja paciente oncológico, não deixe de ir às consultas e continue realizando o tratamento prescrito.
Manter o tratamento é fundamental para a cura.
Na maioria dos casos, o câncer de próstata apresenta um desenvolvimento lento, e boas taxas de recuperação. É mais comum em homens acima dos 60 anos.
Caso esteja com ardência, diminuição do jato, ou sangue na urina, procure um médico.