Uber ganha chatbot de IA que ensina motoristas sobre carros elétricos
Tecmundo
A plataforma de transporte Uber anunciou nesta terça-feira (8) uma série de ações como parte de um plano de sustentabilidade da empresa. A meta da companhia é ser um serviço com zero emissões de carbono até o ano de 2040.
A estratégia de tornar o transporte mais ecológico inclui agora novas medidas alternativas para usuários e motoristas do app de transporte. Uma das novidades para os condutores é a chegada de um chatbot de inteligência artificial (IA) que pode ajudar a convencer você a adquirir um carro elétrico.
Na conversa, o robô tira dúvidas sobre os benefícios de um veículo híbrido ou totalmente elétrico, dá dicas de modelos com base na sua quilometragem média e até explica mais sobre automóveis específicos e eventuais descontos.
A Uber também vai lançar um programa de "mentoria" para que novos motoristas de carros elétricos conversem com condutores mais experientes no setor, além de promover descontos em recargas em pontos específicos do Reino Unido.
O que muda para o passageiro?
No caso do usuário do aplicativo, a Uber anunciou a expansão da categoria de carros elétricos para mais de 40 cidades globalmente, por enquanto com um preço similar ao do UberX.
Será possível ainda avisar que a sua preferência é pelo transporte por esse tipo de veículo e até acompanhar o quanto de emissão de carbono você está deixando de liberar ao fazer a escolha.
Em algumas cidades, a Uber fará demonstrações temporárias com corridas por tempo limitado com veículos elétricos, além de lançar produtos na loja digital do app só com marcas com consciência sobre as crises climáticas .
Por fim, quem envia produtos pela empresa agora terá opções mais rápidas de selecionar embalagens sustentáveis, além de um benefício para os donos de empreendimentos mais relevantes da plataforma para financiar iniciativas de empreendedorismo.
Até o momento, não se sabe quais dessas novidades chegarão ao Brasil e nem uma janela de lançamento. Fique de olho no TecMundo para saber mais sobre as novas iniciativas da Uber e também o setor de carros elétricos.