Veja 6 redes sociais para substituir o Twitter
Tecmundo
O Twitter foi adquirido pelo bilionário e empreendedor Elon Musk em outubro de 2022. Em poucas semanas, as primeiras mudanças na rede social com a nova gestão não foram bem aceitas e causaram uma grande “debandada” de usuários.
Também está cansado e descontente com o Twitter? Então, o TecMundo tem seis dicas de redes sociais que vale a pena conhecer ou revisitar.
Cohost foi fundado em 2020.
O Cohost foi criado por um grupo de desenvolvedores neste ano e ainda está em fase beta. Entregando uma experiência orgânica sem algoritmos, a rede social usa um feed em ordem cronológica para as publicações e a moderação dos conteúdos é feita por humanos.
Para quem preza pela privacidade, a plataforma não realiza rastreamento de dados para obter lucros com publicidade. Embora seja gratuito, o site é mantido a partir de doações dos próprios usuários.
Para explorar o Cohost, a pessoa precisa realizar um cadastro no site oficial com um código de convite. Caso não tenha um convite, é necessário aguardar até dois dias para poder começar a interagir com a plataforma.
Mastodon tem mais de 29 mil usuários ativos.
Apontado como o substituto do Twitter, o Mastodon foi criado pelo programador alemão Eugen Rothko em 2016. A rede social também se propõe a ser um microblog com mensagens curtas de até 500 caracteres.
Diferente do rival, a plataforma oferece certas ferramentas únicas. Por exemplo, é possível “ocultar” detalhes de um post para proteger os seguidores de spoilers e filtrar quem pode acessar as publicações.
Para criar uma conta no Mastodon, basta acessar o site oficial da plataforma.
Reddit é um grande sucesso nos EUA e em países europeus.
O Reddit é uma rede social com foco no compartilhamento de conteúdos criada em 2005. Basicamente, todas as publicações no site (links, vídeos, fotos e textos) recebem votos dos usuários e as mais bem avaliadas se destacam.
Sucesso em vários países, a plataforma tem mais de 100 mil comunidades chamadas de "subreddit". Os fóruns têm focos em diferentes assuntos, indo de entretenimento até temas políticos, e os destaques são sempre exibidos no feed da página inicial.
Para participar do Reddit, basta fazer o cadastro através do site oficial ou do aplicativo.
Tumblr está recuperando o interesse do público jovem.
Fundado em 2007, o Tumblr é uma plataforma com espaço para diferentes conteúdos (textos, imagens, vídeos e áudio). Para alguns usuários, a rede social é uma mistura dos blogs do início dos anos 2000 e o formato microblog do Twitter.
Além de publicar materiais próprios, os usuários podem curtir/favoritar ou reblogar/repostar posts de outros usuários na própria página. Para mais, a ampla customização de perfis é um dos principais atrativos do site.
A conta do Tumblr pode ser criada no site oficial da plataforma após um breve cadastro.
Aos poucos, Amino está conquistando novos usuários.
Criado em 2016, o Amino se denomina “uma rede de comunidades” inspirada no Reddit. Dentro desses grupos com temas variados, as pessoas podem interagir por chats, blogs, enquetes e várias outras ferramentas.
O Amino pode ser acessado a partir de um cadastro simples no site oficial ou no app.
Baseada no Blockchain, Bluesky terá a ajuda dos usuários na sua criação.
O Bluesky é a nova rede social de Jack Dorsey, ex-CEO e fundador do Twitter. Baseada na tecnologia de blockchain, a plataforma descentralizada de mídias sociais dará aos usuários o controle sobre os algoritmos.
Ainda sem grandes detalhes, o site está em fase de testes com mais de 30 mil usuários. Contudo, é possível se inscrever no site oficial para participar dos futuros testes e “ajudar” a construir a nova rede social.