Xbox: as 9 conquistas mais difíceis de todos os tempos
Tecmundo
Desde sua implementação a muitos anos atrás, o sistema de conquistas passou a oferecer um novo desafio para os jogadores, indo além de apenas terminar um título e servindo até como uma espécie de guia para que os fãs possam aproveitar cada gotinha do que seus games favoritos têm para mostrar.
E enquanto alguns desses objetivos envolvam apenas de um pouco de tempo e dedicação para serem atingidos, outros podem se provar grandes pesadelos frustrantes, mas que ao serem superados, trazem aquele verdadeiro sentimento de realização e até uma vontade de sair se gabando para todo mundo.
Pensando nisso, separamos as nove conquistas mais difíceis dos consoles Xbox, que mostram toda a habilidade, paciência e esforço daqueles que conseguiram atingi-las. Confiram abaixo:
Jogos de plataforma 2D possuem um conceito bem simples: ir do início ao fim de todas as fases, superando obstáculos, ganhando pontos pelo caminho e sem morrer. Porém, não é só porque o objetivo seja intuitivo que os desenvolvedores não possam adicionar uma boa dose de frustração e dificuldade.
Cloudberry Kingdom pode não ter muitos níveis, e as adversidades das rotas não são tão bem trabalhadas como em outros clássicos do gênero, mas realmente levou a sério a ideia de se tornar uma grande massa caótica na tela.
Conforme o jogador vai progredindo, a quantidade de percalços fica cada vez maior, e sua conquista mais complexa é basicamente conseguir concluir a sétima fase, tão lotada de coisas letais para o personagem que fica impossível enxergar para onde deve ir.
Até mesmo a orbe que serve como guia anteriormente parece ter perdido as esperanças nesse momento, nos deixando sozinhos nesse exercício de paciência que poucos conseguiram superar e dando a esse título de plataforma seu lugar nessa lista.
A versão ocidental deste arcade shoot 'em up já possui uma conquista verdadeiramente brutal. The True Tyrant, como é chamada, envolve obter um gameplay quase perfeito na maior dificuldade para ter a chance de desafiar um chefão secreto, mas ainda é possível morrer pelo menos uma vez.
Contudo, aqueles que estão procurando um desafio que beira uma crise de raiva precisam tentar uma conquista disponível apenas em um DLC de Deathsmiles lançado em japonês, que leva o desafio mencionado acima para um nível totalmente insano, com o objetivo tendo de ser concluído sem nenhuma morte.
Ou seja, é preciso desviar de uma quantidade de disparos inimigos tão absurda e epiléptica que os poucos que realmente atingiram essa meta com certeza podem se considerar verdadeiros magos dos jogos.
E é claro que essa franquia da Capcom cheia de tiros, momentos espalhafatosos e conquistas complexas não ficaria de fora dessa lista!
Devil May Cry 4: Special Edition tem em sua lista de objetivos House of Pain, que basicamente envolve vencer os cem andares do Palácio Sangrento - um modo sobrevivência repleto de hordas inimigas que vão se tornando mais desafiadoras a cada área.
Alcançar isso com um personagem já é um feito para lá de impressionante, porém a conquista acima envolve concluir o local com todos cinco disponíveis, exigindo não só um conhecimento vasto de cada um deles e dos inimigos, como também jogar o bastante para aprimorar todas habilidades e ainda elevar os medidores de saúde e Devil Trigger ao máximo apenas para se preparar para o desafio.
Então, atingir essa conquista envolve tempo, paciência e reflexos rápidos verdadeiramente dignos de um caçador de demônios.
A série de conquistas denominada Seriously em inglês é uma parte integrante da franquia Gears of Wars, recebendo diversas traduções diferentes em português a cada título, mas sempre com uma coisa em comum: extremamente difícil de atingir e envolvendo um grande nível de paciência e dedicação.
Porém, a do quinto game realmente serve como um teste extremo para os jogadores, exigindo completar a campanha no nível Insano, alcançar todas as conquistas em Horda e Fuga, 20 Realistamentos e ainda chegar ao nível de General em Expedição.
Resumindo, é preciso se preparar para dedicar uns doze meses para concluir todos os objetivos, e encontrar uma boa forma de manter sua paz interior intacta para acabar não danificando nenhuma TV, console ou controles nessa longa jornada.
Não tem como falar de Xbox sem falar de Halo não é mesmo? E a conquista que coloca esta coletânea na lista é Mestre LASO, que envolve concluir as campanhas dos jogos na maior dificuldade disponível, com todas as caveiras modificadoras de jogabilidade ativadas.
Isso significa enfrentar inimigos mais fortes e agressivos com pouca munição e menos checkpoints ainda - isso quando eles estão disponíveis para começar - tornando o gameplay extremamente desafiador e até um tanto desesperador.
Por isso, faz sentido ela ser a mais rara das 700 conquistas disponíveis em Halo: The Master Chief Collection, com aqueles que conseguiram atingi-la provando ser verdadeiras máquinas de batalha determinadas.
Este fofinho jogo 2D monocromático tem uma conquista que pode ser considerada bem enganosa. Para alcançar No Point in Dying, só é preciso completar o gameplay inteiro - que possui em média de quatro horas de duração - morrendo no máximo cinco vezes.
Realmente não parece uma tarefa complexa e que pode ser alcançada com uma boa dose de paciência e prática, não é mesmo? Contudo, a pequena porcentagem de jogadores que conseguiram superar esse feito prova que ele está longe de ser tão fácil assim, mostrando que Limbo, assim como muitos títulos plataforma, podem ser mais desafiadores do que muitos de nós esperam.
Revengeance é um spin-off da famosa série de Hideo Kojima, se passando quatro anos após os acontecimentos de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.
Com diversas conquistas complicadas, esse game entrou para lista com Senhor da Tempestade, que só pode ser desbloqueada ao concluir o modo história na maior dificuldade recebendo classificação S em todas as missões, ou seja, sem sofrer nenhum dano na maioria dos combates.
Então, para receber esse título tão suntuoso, é preciso estar disposto a zerar o jogo algumas vezes para conseguir o maior número de melhorias que puder, além de trabalhar bastante na defesa, é claro.
Presente nos dois jogos da franquia Outlast, a conquista Messias envolve concluir a aventura no Modo Insano sem recarregar a bateria da câmera nem uma vez.
Para isso, é preciso entrar em um racionamento inteligente da fonte de iluminação, descobrindo exatamente os momentos certos de utilizar o aparelho ou simplesmente avançar por áreas menos perigosas tateando pelo escuro, e tudo isso, é claro, na maior dificuldade oferecida pelo survival horror.
Apenas os jogadores mais corajosos e com nervos de aço conseguiram alcançar essa conquista, e o legal é que muitos foram gentis o bastante em compartilhar seus conhecimentos para ajudarem outras pessoas superarem esse desafio super apavorante na escuridão.
A conquista que garantiu a vaga deste spin-off de luta da franquia Persona é uma que parece bem despretensiosa, mas pode fazer qualquer um suar a camisa.
Para alcançar C'est Magnifique!, os jogadores devem concluir o Modo Score Attack - uma versão mais difícil do Arcade - com os 13 personagens do título, derrotando 13 oponentes consecutivamente que possuem aprimoramentos especiais, como saúde maior, mais dano e outros buffs completamente insanos que estão sempre virando as partidas a favor dos inimigos.
É uma jornada extremamente árdua composta por 169 batalhas e na qual é necessário decorar as mecânicas e habilidades de todo o elenco onde a sorte realmente não está ao seu lado, então, não é nenhuma surpresa que essa conquista absurda tenha sido retirada em Persona 4 Arena Ultimax.