Home
Tecnologia
YouTube começa a dar mais destaque para podcasts em seus apps
Tecnologia

YouTube começa a dar mais destaque para podcasts em seus apps

publisherLogo
Tecmundo
05/04/2023 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15496096/original/data?1680730281
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O YouTube está adicionando uma guia dedicada para podcasts no menu das páginas dos canais. A novidade já está disponível nos apps para dispositivos móveis e deve chegar em breve ao site principal.

A nova aba é exibida entre as opções “Ao Vivo” e “Playlists”. Ao acessar a guia, os usuários encontrarão apenas vídeos ou listas marcadas como podcasts pelos criadores do canal.

Canal do TecMundo no YouTube já exibe a nova guia para Podcasts.Canal do TecMundo no YouTube já exibe a nova guia para Podcasts.

A mudança facilitará a pesquisa por podcasts pelos usuários do YouTube. Por exemplo, não será necessário buscar pelo título do vídeo ou, caso os criadores sejam organizados, acessar manualmente uma playlist que organiza essa categoria de conteúdo.

Vale mencionar que os conteúdos marcados como podcasts também estarão disponíveis apenas em áudio no YouTube Music. Ainda em teste, a funcionalidade foi anunciada pela plataforma de música em fevereiro deste ano.

“Se a pessoa deseja ver um podcast, nós temos uma solução. Se a pessoa quer apenas ouvir um podcast, devemos oferecer uma ótima experiência também”, explicou Kai Chuck, gerente de podcasts do YouTube.

Em breve, podcasts disponíveis no YouTube poderão ser ouvidos no YouTube Music.Em breve, podcasts disponíveis no YouTube poderão ser ouvidos no YouTube Music.

A adição da aba Podcasts demonstra que o YouTube está disposto a disponibilizar mais recursos para criadores desse formato de conteúdo. No entanto, a experiência no app principal deve continuar focada em vídeo em vez de áudio.

Por outro lado, o YouTube Music trabalha para oferecer mais ferramentas e funcionalidades para os podcasters. Embora os executivos não pensem em ter programas exclusivos, essa seria mais uma estratégia para competir com o grande rival Spotify.

“Nosso foco está nos criadores, então, desde que eles considerem algo bem-sucedido e útil, isso é sucesso para nós. Estamos apenas focados nos usuários e no ecossistema do YouTube e em trazer podcasts para esse grupo”, explicou Kai Chuck.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também