Autoridades dizem que explosão no Mar Cáspio foi causada por ‘vulcão de lama’
Aventuras Na História
Na noite do domingo, 4, uma explosão foi observada no Mar Cáspio, mais especificamente próxima a uma plataforma de petróleo. As imagens circularam pelas redes sociais devido ao espanto que a explosão causou na costa do Azerbaijão, ao sul da capital Baku. O evento foi noticiado pelo jornal O Globo.
De acordo com a Companhia de Petróleo Estatal da República do Azerbaijão (Socar), a explosão não aconteceu na plataforma de petróleo, mas sim a cerca de 10 km do campo de gás Umid, localizado a 75 km da costa de Baku. As informações são da agência de notícias APA.
As autoridades afirmaram ainda que o incêndio aconteceu devido à erupção de um “vulcão de lama”, que causou uma enorme coluna de fogo. Segundo o porta-voz da Socar, Ibrahim Ahmadov, a alta concentração de vulcões na região fez com que tal explosão acontecesse.
Pesquisadores da área foram enviados à região da explosão para entender o que tinha acontecido. Os especialistas apontam ainda que é possível que o incidente esteja relacionado ao vulcão nomeado Makarov Bank. Em 1958, sua erupção fez com que gigantes chamas fossem liberadas no local.