Documentário inédito exibe as origens do confronto entre o Estado de Israel e a Palestina
Aventuras Na História
As tensões de longa data entre israelenses e palestinos, relacionadas ao território que hoje abriga o Estado de Israel e a Palestina, agora se desdobram em mais um conflito armado. A recente guerra é a consequência desses conflitos centenários.
O documentário inédito "Israel, Uma Terra Duplamente Prometida" que estreia no Curta! nesta sexta-feira, dia 13, às 23h, é uma obra em duas partes que mergulha nas origens desse confronto, analisando desde as suas raízes até as implicações das duas guerras mundiais e chegando ao ponto em que as relações entre as duas partes se tornam insustentáveis.
O filme é uma produção conjunta da Arte France e Roche Productions e tem a direção de William Karel e Blanche Finger. A primeira parte do documentário já está disponível no CurtaOn — Clube de Documentários, com a Pasta de Degustação gratuita na ClaroTV+ (anteriormente NOW).
O filme reúne historiadores e especialistas israelenses e palestinos. A obra se inicia com imagens da Assembleia da ONU que determinou a divisão da Palestina em dois estados, um para árabes e outro para judeus. O documentário então retrocede no tempo, retornando ao início da narrativa, quando o jornalista austro-húngaro Theodor Herzl, em 1896, publicou "O Estado Judaico" ("Der Judenstaat"). Herzl propôs que, se o povo judeu tivesse seu próprio território, isso poderia proporcionar um tratamento mais equitativo e diminuir o antissemitismo.
Décadas após a chegada dos primeiros colonos judeus à Palestina, nos assentamentos do século 19, ocorreu a Primeira Guerra Mundial e a derrota do Império Otomano. Os territórios do Oriente Médio foram divididos entre as potências vitoriosas, e a Palestina ficou sob domínio britânico, que a declarou como o "lar" dos judeus, alimentando as crescentes tensões locais.
A criação de Israel
Outra questão fundamental explorada na primeira parte do documentário é a ideia de que o Holocausto confirmou a justificativa dos sionistas. "Um povo sem uma nação é um povo que está sendo conduzido como 'animais ao matadouro'", declara o historiador israelense Elie Barnavi.
Após esse trágico evento na história judaica, a maioria dos países membros da ONU no pós-guerra apoiou a criação do Estado de Israel. Entretanto, os judeus comemoraram sem compreender plenamente que, naquele momento, estava sendo inaugurado um período marcado por violência e turbulência política na região, aspectos que serão discutidos na segunda parte do documentário.
"Israel, Uma Terra Duplamente Prometida" estreia no Curta! na "Sexta da Sociedade," no dia 13 de outubro, às 23h. O segundo episódio será exibido no dia 20, no mesmo horário. Para os interessados, o filme está disponível no CurtaOn — Clube de Documentários — na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site têm a oportunidade de desfrutar de sete dias de testes gratuitos.
Além disso, visando ampliar o debate sobre o tema, o Curta! exibirá nas duas sextas-feiras seguintes, 27 de outubro e 3 de novembro, a série "Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra," dirigida por Vincent De Cointet.