'Ele chorou nos meus braços' diz Coppola sobre exílio de Glauber Rocha
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Nesta segunda-feira, 28, o renomado diretor americano Francis Ford Coppola participou de uma coletiva no Teatro B32, em São Paulo. O evento, restrito a convidados e à imprensa, faz parte da turnê de lançamento de seu novo filme, "Megalópolis". A entrevista do diretor foi divulgada pela Folha de São Paulo.
A obra aborda o confronto entre César Catilina, um artista visionário interpretado por Adam Driver, e Franklin Cicero, o ambicioso prefeito da cidade fictícia de Nova Roma, interpretado por Giancarlo Esposito.
Filmografia
Considerado uma figura central na Nova Hollywood, movimento que revolucionou o cinema americano nos anos 1960, Coppola sempre manteve alta ambição em seus projetos.
"Trabalhei em muitos filmes distintos. Comecei com 'O Poderoso Chefão', com um estilo clássico. Depois, com 'Apocalipse Now', criei um épico. Perguntei a mim mesmo se, em sessenta anos, conseguiria reconhecer minha própria assinatura no cinema", afirmou o diretor no evento.
Refletindo sobre sua versatilidade, ele mencionou o desejo de criar um épico romano, percebendo que "a América havia se tornado a nova Roma", o que o levou a ambientar a história lá. "Megalópolis é uma tentativa de prever o futuro, sem saber se ele será moldado por ditadores ou líderes humanitários", explicou.
Cinema nacional
O diretor recordou com carinho de Glauber Rocha, importante figura do Cinema Novo brasileiro, que esteve em sua casa em São Francisco durante seu exílio.
Glauberchorou nos meus braços, angustiado por não saber se um dia poderia retornar ao seu país. Ele voltou e morreu aqui. Como um diretor que amava tanto seu país poderia correr esse risco?", refletiu Coppola.
Coppola citou filmes como 'Pixote', de Hector Babenco, e 'Cidade de Deus', de Fernando Meirelles, como fontes de inspiração em sua trajetória. Ele destacou que uma cena de 'Cidade de Deus' influenciou 'Megalópolis': "Meu filme é uma mistura de tudo que já assisti e que me tocou", revelou.
Coppola também ressaltou a importância de Curitiba para o projeto, mencionando sua visita à cidade há cerca de vinte anos, quando começou a se preparar para o crescimento populacional. Ele citou o urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, como uma inspiração direta para o protagonista interpretado por Adam Driver.
Desde a primeira exibição do filme e sua entrada no circuito americano, as reações têm sido mistas, e 'Megalópolis' enfrenta dificuldades nas bilheteiras do país. O longa estreia no Brasil no próximo dia 31 de outubro.
Leia também: Diretor de 'O Poderoso Chefão' desmente críticas sobre Marlon Brando: "Não era difícil de trabalhar"
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)