O Aprendiz: Rússia proíbe novo filme sobre Donald Trump
Aventuras Na História
'O Aprendiz' é um novo filme lançado em outubro nos cinemas americanos, que gira em torno dos anos iniciais de Donald Trump — recentemente vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos — como empresário em Nova York. E segundo o jornal russo Vedomosti, a produção não poderá ser exibida nos cinemas da Rússia.
Foi informado na segunda-feira, 11, por um porta-voz da distribuidora Atmosfera Kino alegou que o filme "não será exibido na Rússia, pois não recebeu uma licença de exibição". O motivo da decisão do Ministério da Cultura russo, porém, não foi especificado.
Vale mencionar, que o Ministério da Cultura russo chamou atenção outras vezes nos últimos anos, ao proibir a exibição de vários filmes no país, por considerar que possuem temas polêmicos ou mesmo por serem criados por diretores que criticam o Kremlin, conforme repercute o Deutsche Welle, via UOL.
Até mesmo em terras norte-americanas, 'O Aprendiz' causou alvoroço, pois nenhum grande estúdio de Hollywood estava disposto a lançá-lo. No fim, ele foi distribuído pela Briarcliff Entertainment, uma pequena empresa independente, em apenas cerca de 1.700 cinemas em toda a América do Norte.
O Aprendiz
Dirigido pelo cineasta iraniano Ali Abbasi, 'O Aprendiz' acompanha "o jovem Donald Trump, ansioso para fazer seu nome como o ambicioso segundo filho de uma família rica na Nova York dos anos 1970, que cai sob o feitiço do implacável advogado Roy Cohn", segundo a sinopse.
Uma curiosidade é que, por mais que a proibição na Rússia leve muitos a pensar que o filme serve como propaganda a favor de Trump, ele foi bastante criticado pelo recém-eleito presidente. Sua estreia ocorreu em maio, no Festival de Cannes, e chegou aos cinemas americanos apenas algumas semanas antes da eleição presidencial, em 11 de outubro; o lançamento na Rússia seria na próxima quinta-feira, 14.
No filme, quem interpreta Donald Trump é o ator Sebastian Stan — conhecido por fazer o Soldado Invernal nos filmes da Marvel —, que vive a juventude do grande magnata e ex-presidente americano, em seus esforços para construir seu império imobiliário em Nova York entre as décadas de 1970 e 1980. Vale mencionar que o título, 'O Aprendiz', é uma referência ao programa televisivo apresentado por Trump entre 2004 e 2015.
Mas a razão para o incômodo de Trump com a produção está no fato de que, no longa, há uma cena em que o empresário estupra sua primeira esposa, Ivana. Esta, por sua vez, é uma acusação que realmente foi feita pela mulher, tendo um importante papel no divórcio entre eles, mas posteriormente Ivana se retratou sobre a queixa.
+ O Aprendiz: Veja os pontos polêmicos no filme que irritou Trump
Apesar da longa rixa entre Estados Unidos e Rússia, em especial entre Trump e Vladimir Putin, o presidente russo parabenizou o americano na última semana após sua vitória nas eleições, e ainda mencionou que ele se comportou "como um homem" no atentado que sofreu em julho, que apenas o feriu levemente na orelha com um tiro de raspão, em meio a um comício.