Vinagre da Maçã: Como foi a entrevista de Belle Gibson na vida real
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Nova minissérie da Netflix baseada em fatos reais, Vinagre de Maçã é inspirada na história de Belle Gibson, influenciadora australiana que enganou internautas ao afirmar ter se curado de um câncer por meio de uma dieta saudável.
Dividido em seis episódios, Vinagre de Maçã traz a revelação chocante de que Gibson, que ganhou notoriedade ao lançar um aplicativo de receitas e um livro sobre alimentação saudável, nunca enfrentou a doença.
A trama, além de Belle Gibson, se desenrola em torno da personagem Milla (que realmente enfrenta um câncer e promove um estilo de vida saudável como forma de tratamento) e de sua amiga Chanelle (que fará de tudo para trazer a tona a verdade por trás de Belle).
Duas mulheres promovem fórmulas de bem-estar para curar doenças letais, enganando, intencionalmente ou não, o mundo todo e virando suas vidas de cabeça para baixo", diz a sinopse da série.
Mas, na vida real, o que Belle Gibson falou sobre o caso? Em 2015, a farsante foi entrevistada para o programa 60 Minutes. Relembre!
A entrevista
Apesar de ter enganado milhares de seguidores dizendo ter superado um câncer cerebral através de uma dieta saudável, Belle Gibson relatou que nunca tentou 'escapar impune de nada'.
A polêmica fala foi dita em entrevista à Tara Brown para o programa 60 Minutes em junho de 2015. Além disso, Belle ainda afirmou ter sido vítima depois que suas mentiras foram expostas ao grande público.
Sem dar respostas coerentes, a influenciadora foi confrontada com evidências irrefutáveis sobre sua verdadeira idade e seu passado, mas apenas falou de forma inexpressiva e confusa. "Eu não negociei minha história ou a vida de outras pessoas", insistiu.
Não estou tentando me safar de nada".
A entrevista ocorreu cerca de um ano depois que o The Australian revelou que Belle Gibsonnunca teve câncer. Pouco depois, a Fairfax apontou que a influenciadora jamais entregou os milhares de dólares que ela recebeu — que seriam destinados à caridade. Os fundos foram arrecadados por seu livro e aplicativo.
![Belle Gibson](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fbelel4.jpg)
Durante o bate-papo, Gibson foi constantemente desafiada por Brown a parar de mentiras e "simplesmente ser honesta".
O programa apontou que a influenciadora passou por uma tomografia cerebral em um hospital de Melbourne, em 2011. Os resultados apontam que ela estava perfeitamente saudável.
Até aquela altura, Belle afirmou que acreditava restar realmente com câncer após um diagnóstico errôneo que recebeu em 2009. No entanto, a mulher não confessou a verdade após receber os novos exames.
Muito pelo contrário, dois anos depois, a farsante ainda lançou seu aplicativo de bem-estar e um livro de receitas; das quais ela dizia ter tido sucesso para tratar seu câncer cerebral terminal e evitar os tratamentos convencionais, como a quimioterapia.
Belle Gibson ainda afirmou, falsamente, ter sido submetida a duas cirurgias cardíacas. Ainda relatou que seu coração havia parado de bater enquanto esteve na mesa de operações e que, por fim, tinha câncer no sangue, no útero e no baço.
Mesmo assim, alegou que era tão vítima quanto aqueles que acreditavam nela, apontando que descobrir que não tinha câncer cerebral terminal foi um tanto quanto traumático para ela.
Quando recebi a resposta definitiva: 'Não, você não tem câncer', tive que aceitar isso e foi realmente traumatizante, e senti uma tristeza enorme", alegou.
A apresentadora questionou se tal tristeza havia sido pelo fato dela não ter de fato a doença. "Não, que mentiram para mim. Eu me senti como se tivesse sido enganada", alegou a influenciadora.
A verdade
Na conversa, Belle Gibson ainda insistiu que, quando estivesse "forte o suficiente", ela já havia planejado revelar toda a verdade para seus seguidores — de que nunca havia adoecido. No entanto, aponta, a mídia contou sua história primeiro.
Sem revelar informações relevantes sobre seu passado ou o que a motivou a mentir, Gibson relatou que, durante todo o tempo, apenas estava vivendo sua verdade. "Eu vivi por anos com o medo de estar morrendo e ainda estou me conformando com [o fato] de que posso tirar isso dos meus ombros agora".
Questionada se ela compreendia ter sido responsável por muitas pessoas abandonarem seus tratamentos convencionais médicos para seguirem sua rotina de dieta e bem-estar, ela respondeu: "Eu não era um especialista na saúde de ninguém".
![Belle](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fbelel468.jpg)
Mas Tara rebateu que ela havia apelado para pessoas "incrivelmente vulneráveis" e, portanto, tinha a responsabilidade de "garantir que sua história estivesse correta".
Não é fácil para mim estar aqui", retrucou.
Por fim, foi confrontada com uma pergunta simples, mas que teve uma resposta que se tornou complexa: qual sua verdadeira idade? Afinal, os registro de nascimento mostravam que Belle Gibson tinha 23 anos naquela época.
"Sempre fui criada como se tivesse atualmente 26 anos", respondeu, acrescentando que tinha duas certidões de nascimento e havia mudado de nome quatro vezes. "Essa é provavelmente uma resposta que teremos que continuar cavando", finalizou.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)