Home
Entretenimento
Vinagre de Maçã: veja o que é fato ou ficção na série da Netflix
Entretenimento

Vinagre de Maçã: veja o que é fato ou ficção na série da Netflix

publisherLogo
Aventuras Na História
08/02/2025 00h51
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16458345/original/open-uri20250208-56-1tng8ky?1738976269
©Reprodução/vídeo e Divulgação/Netflix
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Disponível no catálogo da plataforma de streaming Netflix, a trama de "Vinagre de Maçã" surpreende ao reviver um dos maiores escândalos relacionados a influencers das redes sociais. 

No decorrer da década de 2010, Belle Gibson ganhou notoriedade nas redes sociais como influenciadora de bem-estar, alegando ter tratado um câncer cerebral terminal através de uma alimentação saudável e remédios naturais. Sua popularidade cresceu rapidamente, impulsionada por suas postagens e pelo aplicativo de bem-estar The Whole Pantry.

No entanto, a farsa veio à tona quando um jornal australiano começou a investigar sua história sobre o câncer. 

Com isso em mente, confira o que é fato ou ficção na série!

1. A mentira do câncer (fato)

A maior farsa de Belle Gibson foi sua afirmação de que tinha câncer cerebral terminal. Ela construiu toda a sua imagem pública em torno desse diagnóstico falso, afirmando ter se curado por meio de um estilo de vida saudável.

Tudo mudou em 2015, quando os jornalistas australianos Beau Donelly e Nick Toscano começaram a desmascarar suas alegações, destacando que ela mentiu sobre doações de lucros para diversas instituições de caridade.

Em uma entrevista reveladora em abril de 2015, Gibson admitiu ter mentido sobre seu diagnóstico, mas posteriormente tentou se isentar, alegando que seu médico também estava mal-informado.

Em outra declaração polêmica à emissora australiana 60 Minutes, ela disse: "Eu vivi anos com medo de estar morrendo". Contudo, não existem registros do médico que ela alegou ter recebido em casa em 2009 e determinado a condição.


2. Milla Blake (ficção)

Na série, a personagem Milla Blake, chama atenção, no entanto, ela não existiu na vida real.

Milla Blake
Milla Blake - Divulgação/Netflix

Isso porque é vagamente inspirada na empreendedora australiana Jessica Ainscough, conhecida por compartilhar sua luta contra o câncer através de um blog.


3. Família quebra o silêncio (fato)

A relação conturbada com sua mãe também veio à tona quando Natalie Dal-Bello falou publicamente contra Gibson. Em uma entrevista à Women's Weekly em 2015, Dal-Bello expressou vergonha pelo escândalo e pediu desculpas a quem foi enganado pela filha.

Em relação à maternidade, Belle Gibson é mãe de um menino nascido em 2010. Ela passou por um momento delicado em 2012 ao relatar uma perda gestacional enquanto estava com Clive Rothwell.


3. A idade (fato) 

Além da questão do câncer, Belle Gibson também mentiu repetidamente sobre sua idade.

Belle Gibson
Belle Gibson na ficção - Divulgação/Netflix

Durante a mesma entrevista à 60 Minutes, ao ser questionada diretamente sobre quantos anos tinha, sua resposta foi evasiva: "Sempre fui criada como sendo atualmente uma jovem de 26 anos". Ela afirmou ter duas certidões de nascimento e várias mudanças de nome, o que teria causado uma crise de identidade.


4. O livro (fato)

A publicação do livro "The Whole Pantry" foi cercada de controvérsias. Lançado em outubro de 2014, acabou retirado das prateleiras em março do ano seguinte após a farsa de Gibson vir à tona.

“Apesar de nossos melhores esforços, a Penguin Books não recebeu explicações suficientes da Sra. Gibson, autora do livro de receitas 'The Whole Pantry', em resposta às recentes alegações. Como tal, não nos restou outra opção a não ser parar de fornecer o livro na Austrália”, disse a Penguin Books, que publicou o livro, segundo a Woman's Weekly .


5. O namoro (depende)

A relação entre Belle Gibson e Clive Rothwell ainda é um tópico controverso; embora inicialmente descritos como parceiros durante os problemas legais da influencer, ele passou a ser apontado apenas um amigo próximo, segundo a própria Gibson, repercute a People.

Mas, chama atenção que ela tenha revelado que o homem pagou por parte de suas despesas. De qualquer maneira, em novembro de 2023 foi relatado que o relacionamento chegou ao fim; na época, informou o Daily Mail, Rothwell foi visto na companhia de outra mulher.


6. A amiga (fato)

Na série, a personagem Chanelle McAuliffe foi de suma importância para a queda de Gibson. 

Vinagre da Maçã
Aisha Dee como Chanelle - Divulgação/Netflix

É possível que a personagem seja uma mistura de duas pessoas: o empresário de Ainscough, que fora mencionado no livro The Woman Who Fooled the World, e a amiga da influencer, Chanelle McAuliffe.

Inclusive, foi numa festa que a amiga passou a desconfiar da condição de Gibson. Na ocasião, ela teve uma série de convulsões, no entanto, o cenário rapidamente mudou quando a influencer ouviu que uma ambulância seria chamada. Ela interrompeu a crise e afirmou que 'não queria a medicina ocidental'. 

“Finalmente, um jornalista do The Age me ligou. Comecei a contar a ele tudo o que sabia, os pequenos detalhes que não faziam sentido”, disse ela no documentário 'Instagram's Worst Con Artist'  “O jornalista começou a acreditar que suas alegações de caridade também eram fraudulentas. Eles confirmaram com as instituições de caridade que não tinham recebido nenhuma doação, então soubemos que tínhamos a história, sabíamos que uma vez que isso acontecesse o resto iria se desvendar.”

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também