Vinagre de Maçã: Todos os personagens da série existem na vida real?
Aventuras Na História
Uma das séries mais assistidas por brasileiros no catálogo da plataforma de streaming Netflix, "Vinagre de Maçã" mistura fato e ficção ao retratar a grande farsa de uma blogueira chamada Belle Gibson.
Na década de 2010, a influencer australiana ganhou notoriedade ao afirmar que havia curado um câncer cerebral terminal através de métodos naturais e uma dieta específica.
Gibson, que se destacou como uma das primeiras influenciadoras de bem-estar, construiu uma vasta carreira com base em suas alegações falsas. Seu sucesso resultou em um livro de receitas, um aplicativo e uma fortuna no setor de bem-estar, atraindo um público leal que seguia suas recomendações.
Contudo, as investigações revelaram que suas declarações sobre o câncer eram fraudulentas; Belle nunca foi diagnosticada com a doença, portanto, suas promessas de cura natural não passavam de mentiras.
O impacto das ações de Gibson foi significativo. Ela enfrentou sérias consequências legais por violar leis de proteção ao consumidor e por alegar falsamente ter arrecadado fundos para instituições de caridade, os quais nunca foram doados. Como resultado, ela foi multada em mais de 400 mil dólares australianos.
A série
Agora, a história de Gibson é reimaginada na série da Netflix, na qual atores interpretam versões fictícias das pessoas envolvidas na vida da influenciadora. Mas, todas as figuras retratadas existem na vida real?
Logo no primeiro episódio, a artista que interpreta Gibson explica que muitos dos personagens retratados tiveram os nomes alterados, como uma maneira de proteger a identidade daqueles que ajudaram a desmascarar a influencer.
"Esta é uma história verdadeira baseada em uma mentira. Alguns nomes foram alterados para proteger os inocentes. Belle Gibson não recebeu remuneração pela recriação de sua história".
Os personagens
Milla, por exemplo, é outro nome que se destaca nos episódios. Ela, que realmente luta contra um câncer e busca tratamentos alternativos, não existe na vida real. Mas, a mídia internacional relaciona a personagem a história verdadeira da blogueira Jessica Ainscough.
Em entrevista à Vulture, Samantha Strauss, criadora da série, deixou claro que a personagem é uma mistura de muitas histórias verdadeiras.
"Milla é uma amálgama de algumas influenciadoras de bem-estar, mas também alguém que foi criada na sala dos roteiristas. Eu queria que essa fosse uma história sobre mulheres jovens e que tinham todo o amor do mundo que Belle sentia que não tinha, mas que também eram tão duras consigo mesma", disse Strauss.
Embora reconheça a semelhança com a história de Ainscough, Samantha explica que buscou inspiração em outras mulheres.
"É parecida, mas há outras influenciadoras de bem-estar que nos inspiraram. Deixamos espaço para realmente criar essa personagem em conjunto com Alycia Debnam-Carey, que a interpreta", enfatizou.
O mesmo aconteceu com a criação da personagem Lucy, uma paciente com câncer enganada pelas táticas de Gibson. "Lucy foi inspirada por pessoas que eram seguidoras de Belle e que realmente tiveram câncer. Todo mundo conhece pessoas que têm câncer na vida real. Conheço algumas que queriam seguir caminhos de medicina alternativa. Lucy veio muito disso", revelou a criadora.
De acordo com a revista People, a personagem Chanelle pode ser uma mistura do empresário de Ainscough e Chanelle McAuliffe, amiga de Gibson que ajudou a desmascarar sua farsa.
Strauss revelou que não teve contato com Gibson, e que a produção é inspirada no livro "The Woman Who Fooled the World: The True Story of Fake Wellness Guru Belle Gibson" (""A mulher que enganou o mundo: a verdadeira história da falsa guru do bem-estar Belle Gibson"), dos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano.
Os episódios de "Vinagre de Maçã" já podem ser assistidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.