Home
Entretenimento
Após morte trágica do dentista Rafael Puglisi, neurocirurgião faz alerta sobre o caso: “Riscos”
Entretenimento

Após morte trágica do dentista Rafael Puglisi, neurocirurgião faz alerta sobre o caso: “Riscos”

publisherLogo
Contigo!
19/09/2023 18h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15776883/original/open-uri20230919-18-1euq5os?1695149141
©Reprodução/ Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A morte do dentista Rafael Puglisi gerou uma grande comoção nas redes sociais. O dentista dos famosos faleceu aos 35 anos após bater a cabeça durante um mergulho e sofrer um traumatismo cranioencefálico. O Dr. Antônio Araújo, neurocirurgião da Clínica Araújo & Fazzito e do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, comenta sobre o caso e faz alertas importantes;

De acordo com ele, no verão, o mergulho em água rasa responde pela segunda causa de lesão da medula espinhal, ficando atrás apenas dos acidentes automobilísticos. A prática, se não for feita com cuidado, pode causar lesões graves na medula espinhal, fraturas ósseas, lesões na cabeça e até mesmo na coluna vertebral.

“Existem vários fatores que contribuem para os riscos do mergulho em água rasa. A principal é a falta de profundidade suficiente para amortecer adequadamente o impacto do corpo com o fundo ou com objetos presentes na água, como rochas ou detritos submersos”, disse.

O profissional ainda relatou que, quando há uma batida na medular cervical, existe uma perda da mobilidade e sensibilidade em braços e pernas. Esse quadro é conhecido como ‘choque medular’. “Muitas vezes, estas vítimas precisam ser imediatamente carregadas para fora da água, senão correm um sério risco de afogamento”, explica.

Entretanto, o risco pode ser ainda maior se envolver a respiração da vítima. Isso porque, se esse choque medular acontece em níveis mais altos, pode ter consequências ainda piores. “Pode resultar em parada respiratória por comprometimento do nervo frênico, que responde pela mobilidade do diafragma durante a respiração”, contou o Dr. Antônio Araújo.

Por isso, é importante que as pessoas tomem cuidado ao praticarem esportes aquáticos e o neurocirurgião fez algumas alertas: “Nunca mergulhe de cabeça, mesmo que você saiba da profundidade da água, não ingira bebida alcoólica antes de mergulhar, pois isso aumenta os riscos de lesão, não mergulhe em águas turvas e nunca empurre ou jogue outras pessoas dentro da água”.

Anúncio da morte

A notícia da morte de Rafael foi anunciada nas redes sociais e deixou os seguidores do profissional perplexos. "Estamos em LUTO! Hoje pela manhã, Rafa foi fazer sua natação matinal, como de costume, estava em casa se preparando para entrar na sua piscina e mergulhar de ponta, como faz todos os dias! Porém hoje, Deus quis que esse mergulho fosse diferente e Rafa acabou batendo a cabeça! Os médicos tentaram reanimá-lo, mas infelizmente ele chegou sem vida no hospital", iniciou o texto que anunciou a morte do dentista.

No comunicado, os familiares se despediram do artista. "Rafa foi um ótimo irmão, filho, sobrinho, neto, tio, primo e amigo! Era uma pessoa de sorriso fácil, que ajuda a todos ao seu redor, estudantes, familiares e amigos. Seu sonho era superar suas próprias marcas e ser reconhecido mundialmente pelo seus feitos profissionais! E você conseguiu, Rafa! Mudou a odontologia para sempre e mudou a vida de todos aos seu redor! Obrigada por tudo, obrigada por tanto!", disse. 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também