Wonka: Afinal, o que é um Oompa-Loompa?
Recreio

Surgindo nas páginas e ganhando adaptações nas telonas, a história de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, do autor britânico Roald Dahl, se tornou responsável por apresentar não apenas o grande chocolateiro Willy Wonka, mas também seres jamais vistos ou mencionados anteriormente em outra obra: os Oompa-Loompa!
Assim como diversos termos únicos que aparecem no livro que chegou às prateleiras das livrarias pela primeira vez em 1960, a palavra Oompa-Loompa foi criada oficialmente por Dahl e se tornou parte do tradicional dicionário da língua inglesa, o dicionário Oxford (OED na sigla em inglês) em 2016, visto que, segundo a revista Veja, o termo se encaixava nos critérios estabelecidos, que eram:
- Ser empregada por diferentes fontes (não apenas um autor);
- Ser relevante;
- Ter se tornado um termo permanente da língua.
Mas, o que é um Oompa-Loompa?
Apesar dos Oompa-Loompas ganharem retratações diferentes quanto à sua aparência conforme os livros eram relançados e novas adaptações chegavam aos cinemas, uma delas se tornou mais comum: aquela que apresenta os Oompa-Loompa como seres de estatura baixa com tom de pele alaranjado e cabelos verdes, vista no longa-metragem “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de 1971.
Na obra escrita, antes de se tornarem os pequenos ajudantes de Willy Wonka, que fazem com que a fábrica funcione conforme as regras estabelecidas pelo inventor e fabricante de chocolate, os Oompa-Loompas viviam em um país coberto por florestas cerradas repleto de feras, o lugar era conhecido como Loompaland (ou Oompa-Lândia, na tradução para o português).
O enredo também é retratado no filme de 2005, onde é dito que os Oompa-Loompas viviam em árvores para se proteger das criaturas ferozes e sua dieta era formada, quase que sem exceções, por lagartas verdes, ainda que a comida que mais gostavam era o cacau, ainda que fosse muito difícil encontrá-lo.
Dessa forma, quando Wonka conheceu as pequenas criaturas em suas expedições em busca de inspiração para suas criações à base de cacau e açúcar, ele propôs um trato para que ambos tivessem o que desejavam: em troca do trabalho dos Oompa-Loompa, Wonka lhe daria todo o cacau que precisassem.
Dessa forma, os Oompa-Loompas deixaram seu local de origem definitivamente e passaram a viver na fábrica, onde testam as ideias malucas de Wonka, produzem os doces, cuidam da manutenção e segurança da fábrica — e é claro, trazem lições valiosas com suas canções.
Ainda assim, é possível que os Oompa-Loompas ganhem uma nova história de origem em "Wonka", filme derivado da história de Dahl que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 7, e que, através das prévias reveladas, confirmou a presença dos pequenos seres alaranjados, mostrando que o início da relação deles com o Willy será abordada. Relembre o trailer!
