X-Men: conheça todos os mutantes que são brasileiros
Tecmundo
Criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, os X-Men são uma das principais equipes dos quadrinhos da Marvel. Liderado por Charles Xavier, o grupo de heróis é formado por seres humanos que nasceram com o gene X: característica genética que concede habilidades especiais.
Ao longo desses 60 anos de histórias, diversos heróis e vilões foram apresentados. Isso inclui alguns personagens de origem brasileira com participações em eventos nos gibis, animações e filmes.
Então, o Minha Série lista 11 mutantes brasileiros que tiveram ligações com os X-Men. Vale citar que as descrições são baseadas no universo principal da Marvel nas HQs, o Terra-616, e está organizado por ordem de introdução.
Roberto da Costa, o Macha Solar, é filho de um milionário carioca e uma arqueóloga estadunidense. Aos 14 anos, o mutante manifestou pela primeira vez os poderes que permitem absorver e controlar a energia solar.
Apresentado na HQ Marvel Graphic Novel #4 (1982), o Mancha Solar foi o primeiro mutante brasileiro a fazer parte dos X-Men nas HQs. Criado pelas lendas Chris Claremont e Bob McLeod, o herói também foi personagem da animação X-Men Evolution (2000-2003) e do filme Novos Mutantes (2020).
Amara Juliana Olivians Aquilla é filha de um senador de Nova Roma, uma colônia fictícia do Império Romano escondida no Brasil. Conhecida como Magma, a personagem faz o próprio corpo entrar em combustão e usa a geocinese para criar terremotos.
Também criada por Chris Claremont e Bob McLeod, a personagem fez sua primeira aparição em New Mutants #8 (1983). Com uma origem um pouco diferente dos gibis, a heroína brasileira também participou da animação X-Men Evolution (2000-2003).
Renata da Lima, conhecida como Nata ou Bouncer, é uma mutante brasileira que foi expulsa de casa dos pais após manifestar os poderes aos 13 anos. Para conseguir sobreviver nas ruas do Rio de Janeiro, ela usou a força e resistência sobre-humana.
Fazendo a estreia em Muties #4 (2002), Nata foi criação de Karl Bollers e Trent Kaniuga. Embora tenha aparecido em diferentes sagas e até protagonizado romances com outros mutantes, a personagem não se tornou membro fixo dos X-Men.
Também natural do Rio de Janeiro, Xande é um mutante com poderes de telecinese. Entretanto, o jovem personagem usa suas habilidades de mover objetos com a mente para trapacear em jogos.
O “anti-herói” criado por Darko Macan e Igor Kordey serve de guia das praias e do submundo carioca em Cable #105 (2002). Embora ainda esteja vivo na Terra-616, o personagem não fez novas aparições nas histórias dos X-Men.
Sem detalhes sobre o passado, Juliana Jararaca e Thiago Piranha são lutadores de um ringue de lutas ilegais com mutantes no Rio de Janeiro. Respectivamente, os dois personagens possuem poderes de telecinese e eletrocinese.
Ambos foram criados por Darko Macan e Igor Kordey para a HQ Cable #105 (2002). Durante a trama dessa edição, Juliana mata Thiago em uma luta e a personagem nunca mais foi usada em outras histórias.
Vivendo nas ruas de Fortaleza desde o nascimento, André Mexer recebeu o apelido de Xexéu. Então, o adolescente mutante usava os poderes telecinéticos para proteger outros menores moradores de rua.
Criação de Larry Hama, Jean-David Morvan e Philippe Bouachet, Xexéu tem um importante papel na HQ Wolverine: Saudade (2006). O jovem personagem foi vítima do vilão da trama e, infelizmente, perdeu seus poderes.
De passado desconhecido, o vilão Kuhrra Daizonest tornou-se um famoso curandeiro em Fortaleza. No caso, o mutante usava os poderes biocinéticos para reorganizar as estruturas internas das pessoas para curá-las ou, em alguns casos, fazê-las adoecer.
Outra criação do trio Larry Hama, Jean-David Morvan e Philippe Bouachet, Kuhrra é o principal antagonista de Wolverine: Saudade (2006). Como esperado, o personagem foi derrotado por Logan em uma violenta luta.
Nascida em Recife, Iara dos Santos possui a habilidade de se transformar em tubarão. Ao assumir a forma do animal, a Garota Tubarão consegue manter a consciência humana, ganha força sobre-humana e habilidade de respirar embaixo d’água.
A jovem heroína criada por Jason Aaron e Nick Bradshaw fez a primeira aparição na HQ Wolverine & the X-Men #20 (2012). Em seguida, a personagem brasileira ganhou destaque nos gibis por ser uma das alunas da Jean Grey School.
Antonio Aggasiz foi um mutante brasileiro capturado pelo grupo terrorista chamado Volga. Sob a ameaça da morte da sua família, o personagem era forçado a usar o poder de teletransporte dimensional para roubar tecnologias e armas de outros universos.
Criação de Simon Spurrier e Rock-He Kim, o personagem tem uma importante participação na história de X-Force Vol.4 (2014). Entretanto, ele é morto por um dos membros da equipe de heróis.
Fish faz parte de um grupo de brasileiros que se juntou à nação mutante Krakoa, território fictício não reconhecido pelo Brasil nas HQs. Além da aparência de peixe, o personagem possui habilidades semelhantes, como respirar debaixo d’água.
Criado pelo brasileiro Lucas Werneck e o estadunidense Gerry Duggan, Fish foi apresentado na HQ Marauders #4 (2019). Apesar de mostrar ótimo potencial, o personagem só teve uma breve participação na saga citada.