Marcelinho Huertas quebra recorde histórico da liga espanhola de basquete
Sportbuzz
Neste último domingo, 24, o jogador brasileiro Marcelinho Huertas, armador do Lenovo Tenerife, chegou a marca histórica de 2.897 assistências, se tornando o novo recordista da Liga ACB, a segunda maior do mundo, atrás somente da NBA. A marca anterior pertencia a Pablo Laso, que tinha 2.896 passes para cesta ao longo de 21 temporadas atuando na competição.
Huertas chegou à marca durante a vitória de sua equipe por 93 a 92 diante do Gran Canaria. O brasileiro de 40 anos de idade estava a quatro assistências antes do duelo, terminando com 20 pontos, cinco assistências e quatro rebotes. Marcelinho, que está na Espanha há 17 temporadas, coloca um fim no reinado de 32 anos de Laso, que começou em 1991/92, quando assumiu a liderança do ranking. O espanhol se aposentou em 2003 e hoje treina o Bayern de Munique.
- NBA: dois jogadores são suspensos após briga intensa em quadra; veja
Revelado pelo Paulistano, Marcelinho Huertas foi cedo para o basquete espanhol, quando chegou ao Joventut, em 2004. Por lá, jogou por Bilbao, Baskonia e Barcelona, antes de assinar com seu clube atual, em 2019. O jogador também teve passagem pelo Los Angeles Lakers entre os anos de 2015 e 2017, antes de voltar à Espanha. Pela Seleção Brasileira, jogou duas Olimpíadas e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2007.