Rio Open: Matos e Melo fazem história e são campeões nas duplas

Sportbuzz






Na madrugada deste domingo, 23, Rafael Matos e Marcelo Melo fizeram história e conquistaram o título de duplas masculinas no Rio Open. Os brasileiros derrotaram os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 7/5.
O título se tornou histórico por ser a primeira vez que uma dupla 100% brasileira ergueu o troféu de campeão do Rio Open. Além disso, Rafael Matos conquistou o bicampeonato, já que foi vencedor também em 2024. Por outro lado, Marcelo Melo venceu o torneio pela primeira vez na carreira.
Falando do jogo, Rafael Matos e Marcelo Melo aceleraram o ritmo no momento certo. O início da final teve diversas quebras de saque, mas os brasileiros dispararam depois do 2/2 e fecharam o primeiro set em 6/2. Já na segunda parcial, o equilíbrio se manteve até o 12° game, quando Matos e Melo quebraram os espanhóis e confirmaram o tão sonhado título do Rio Open.
Como Rafael Matos e Marcelo Melo chegaram à final?
A trajetória de Matos e Melo no Rio Open não foi fácil. A partida de semifinal contra Navone e Darderi começou com os adversários quebrando o serviço dos brasileiros e assumindo a liderança. No entanto, com o apoio fervoroso da torcida, Matos e Melo conseguiram empatar o jogo em 5 a 5, levando o primeiro set para o tie-break. Apesar de perderem o primeiro set, a dupla brasileira não se deixou abater.
No segundo set, a reação dos brasileiros foi notável. Eles conseguiram virar o placar para 3 a 1, aproveitando as quebras de serviço dos adversários. Com uma vitória por 6/3 no segundo set, Matos e Melo mostraram que estavam prontos para lutar pela vaga na final e pelo tão sonhado título.
O histórico de brasileiros no Rio Open
Esta se tornou a sexta final com a participação de brasileiros no Rio Open. Em 2019, Thomaz Bellucci e Rogério Dutra foram a primeira dupla brasileira a alcançar a decisão, mas terminaram como vice-campeões. Marcelo Melo, por sua vez, já disputou a final em duas ocasiões anteriores, em 2014 e 2023, mas ainda buscava o primeiro título no torneio.
Para Rafael Matos, esta foi a segunda final no Rio Open, após ter conquistado o título em 2023. Assim, a vitória neste ano não só consolidou a carreira de ambos os jogadores, mas também representou um marco significativo para o tênis brasileiro.


