Home
Estilo de Vida
O que é bom para fortalecer as unhas fracas? Confira dicas
Estilo de Vida

O que é bom para fortalecer as unhas fracas? Confira dicas

publisherLogo
Anamaria
23/11/2024 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16404764/original/open-uri20241123-18-16rclx1?1732374312
©FreePik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ter unhas bem cuidadas e bonitas é o desejo de muitas pessoas. Mas, nem sempre elas estão saudáveis o suficiente para ficarem com este aspecto. Você sabe o que é bom para fortalecer as unhas fracas? A descamação pode ser um sinal de desequilíbrios no organismo ou ser resultado de hábitos que prejudicam a estrutura das unhas.

Além disso, a exposição constante a produtos químicos, a falta de hidratação e deficiências nutricionais estão entre as principais causas. Felizmente, existem formas de reverter esse quadro.

"Unhas fracas geralmente estão relacionadas a uma combinação de cuidados inadequados e falta de nutrientes essenciais", explica Marina Groke, especialista em beleza da rede de esmalteria Unhas Cariocas.

Segundo ela, com algumas mudanças na rotina, é possível reverter esse quadro e manter as unhas saudáveis. A seguir, Groke ensinou à AnaMaria algumas dicas práticas para fortalecer as unhas fracas, que apresentam descamação, tornando-as mais fortes e resistentes.

Confira dicas de especialista para fortalecer as unhas fracas
Confira dicas de especialista para fortalecer as unhas fracas - FreePik

 

Hidratação das cutículas 

Um dos principais cuidados para fortalecer as unhas fracas começa com a hidratação frequente das cutículas. O uso de óleos nutritivos, como o de girassol, combinado com Vitamina E, é uma maneira eficaz de prevenir o ressecamento. Isso auxilia no fortalecimento da estrutura da unha e protege a matriz.

Marina recomenda o uso de produtos específicos, como aplicar óleo diariamente nas cutículas para manter a umidade natural, impedindo que as unhas quebrem ou descamem. Além de hidratar, essa ação melhora a aparência geral das unhas, as mantendo saudáveis e bem cuidadas.

Removedores de esmalte? Evite!

Produtos químicos presentes nos removedores de esmalte podem ser um dos principais fatores que levam à fragilidade das unhas. Substâncias como a acetona, comum nesses produtos, contribuem para o ressecamento e enfraquecimento, especialmente quando usados com frequência.

Alternar o uso de removedores sem acetona ou limitar a frequência com que se remove o esmalte pode ser uma solução. Dê preferência a produtos menos agressivos e evite esfregar demais as unhas, fator que causa danos à superfície e pode levar à descamação.

Tratamento com óleo de melaleuca 

Outro recurso potente para fortalecer as unhas fracas é o óleo de melaleuca. Com propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo essencial auxilia não só no fortalecimento das unhas, mas também na prevenção de infecções, que podem ser agravadas pelo enfraquecimento da matriz ungueal.

A dica é aplicar algumas gotas do composto nas unhas antes de dormir para ajudar na restauração da saúde delas de dentro para fora. O uso regular desse tratamento natural contribui para a sua regeneração e evita que elas continuem a descamar, além de ser uma opção acessível e fácil de incorporar à rotina.

Tarefas domésticas com luvas

Outro fator que contribui para a fragilidade das unhas é a exposição constante a produtos de limpeza. Detergentes, sabões e outros agentes químicos ressecam as cutículas, aumentando o risco de enfraquecimento e descamação. Por isso, usar luvas durante as tarefas domésticas é uma medida simples que ajuda a proteger as unhas do contato com essas substâncias agressivas.

De acordo com Groke, essa prática é fundamental para quem já tem unhas sensíveis. "As luvas preservam a hidratação das unhas e mãos e impedem que as unhas absorvam produtos químicos, o que faz toda a diferença no fortalecimento a longo prazo", explica.

Incluir fontes de colágeno na dieta

O colágeno é uma proteína essencial para a saúde das unhas, pois ajuda a manter a estrutura e a elasticidade. Incluir alimentos ricos em colágeno na dieta, como caldo de osso (geléia de mocotó), peixes, frango e frutas cítricas, pode contribuir para o fortalecimento das unhas.

A suplementação de colágeno também é uma alternativa que deve ser considerada, especialmente para aqueles que têm dificuldade em obter essa proteína apenas através da alimentação.

Marina ressalta a importância de cuidar da saúde de dentro para fora. "Um corpo bem nutrido reflete na beleza das unhas. Ao fornecer os nutrientes certos, ajudamos a garantir que elas cresçam fortes e saudáveis", afirma.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também