Alimentos sazonais: quais são as frutas e verduras do Outono?
Bons Fluidos
Com a chegada do outono, a natureza transforma-se em um espetáculo de cores e sabores, marcado pela transição das estações e pela abundância de frutas e legumes característicos desta época do ano. O outono traz consigo uma variedade de alimentos que se destacam não apenas pela sua diversidade, mas também pela sua riqueza nutricional e pela sua importância na culinária e na cultura de diferentes regiões ao redor do mundo.
Neste contexto, explorar a relação entre a chegada da época do ano mais geladinha e os produtos que ela nos oferece revela não apenas a harmonia entre o ciclo da natureza e a nossa alimentação, mas também nos convida a apreciar e celebrar os tesouros que a terra nos proporciona a cada nova temporada. Sendo assim, convidamos a nutricionista Carolina Pimentel, para te explicar como aproveitar melhor as frutas e verduras desta estação.
Frutas e verduras típicas do outono no Brasil
Primeiramente, vale lembrar que o Brasil tem suas especificidades dependendo de cada estado, mas, nesta matéria, consideraremos os alimentos mais conhecidos. Frutas como goiaba, uva, figo, quiuí e o abacate possuem cores diferentes, portanto, compostos antioxidantes, segundo a profissional: “Eles são responsáveis por combater os radicais livres, o estresse oxidativo e a base da inflamação, por exemplo. Então, quanto mais antioxidante por meio desses alimentos consumirmos, mais defesa e proteção pras nossas células do sistema imune teremos”.
Ora-pro-nobis, repolho, cebolinha e almeirão são exemplos bons de verduras . A justificativa? “Elas são verduras ricas em fontes de fibra, componente que mais está em falta na nossa alimentação”, relata.
Por que consumir alimentos da estação é uma atitude sustentável?
De acordo com a nutricionista, consumir alimentos da estação vai além do preço menor, já que são muito mais saudáveis. “Possuem melhor valor nutricional, pela própria condição de produção adequada e são mais sustentáveis. E, um dos fatores principais da variedade da dieta, além de uma das bases da alimentação saudável, é justamente a variedade”, conclui. Ou seja, você só tem a ganhar, mais saborosos, mais nutritivos e mais baratos.