Home
Estilo de Vida
Bicarbonato de sódio ajuda a aliviar a azia; saiba como consumi-lo
Estilo de Vida

Bicarbonato de sódio ajuda a aliviar a azia; saiba como consumi-lo

publisherLogo
Bons Fluidos
12/08/2025 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O bicarbonato de sódio é um daqueles ingredientes versáteis que nunca podem faltar em casa! Ele serve tanto para preparar alimentos, como bolos e pães, quanto para ajudar na limpeza do lar. Especialistas apontam, ainda, que o composto é eficaz para a saúde e o bem-estar, contribuindo para o alivio da azia e de outros incômodos. Confira:

Benefícios do bicarbonato de sódio

É comum que comidas pesadas, gordurosas ou picantes, bem como o uso de diferentes medicamentos e o histórico de gastrite ou refluxo, estimulem a produção de ácido no estômago, ocasionando queimação e indigestão. O consumo excessivo de café e álcool também pode desencadear azia. Nesses casos, então, o bicarbonato de sódio auxilia a neutralizar a acidez e reduzir o desconforto.

Para isso, a recomendação dos especialistas é misturar uma colher de café do pó com 250 mL de água e beber lentamente. Outra sugestão são os comprimidos, que devem ser ingeridos no mínimo uma hora após as refeições, de uma a quatro vezes ao dia.

Ademais, o consumo de meia colher de chá do ingrediente dissolvido é indicado para aliviar dores de cabeça e náuseas. Profissionais ainda aconselham utilizá-lo para tratar irritações na região da garganta. Isso porque o bicarbonato de sódio possibilita a eliminação de microrganismos. Se este for o incômodo, você pode combiná-lo com meio copo de água morna e fazer, ao menos, quatro gargarejos

Recomendações

É importante, no entanto, segundo indicações médicas, evitar ultrapassar três colheres por dia e recorrer ao ingrediente por mais de duas semanas, já que a ingestão em excesso pode causar desidratação, fraqueza e vômitos. Em casos mais graves e de uso prolongado, leva até a quadros de insuficiência renal.

Além disso, é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de dois anos. Por isso, a orientação é buscar aconselhamento profissional antes de aderir ao bicarbonato de sódio.

 

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também