Home
Estilo de Vida
Cansaço emocional: por que nos sentimos exaustos mesmo sem fazer nada?
Estilo de Vida

Cansaço emocional: por que nos sentimos exaustos mesmo sem fazer nada?

publisherLogo
Bons Fluidos
25/02/2025 19h02
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16471246/original/open-uri20250225-18-nr0aue?1740510237
© Pexels/Photo By: Kaboompics.co
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A sensação de esgotamento físico e mental, sem uma causa aparente, tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. A especialista em autoconhecimento e autoamor, Renata Fornari, explica que esse sentimento, muitas vezes, está ligado ao cansaço emocional, um estado em que nos sentimos drenados de energia, mesmo sem realizar grandes esforços físicos.

O que é o cansaço emocional?

“O esgotamento emocional é interno e não tem explicação fisiológica. É um cansaço do seu corpo emocional, não do corpo físico. Não é porque você não dormiu ou fez atividades físicas, tem outras razões”, explica a especialista. E a justificativa é que a busca constante por aprovação e a necessidade de agradar aos outros podem levar a um desgaste emocional significativo.

“Quando acordamos e nos sentimos desconectadas de nós mesmas, parece que nada mais se encaixa pelo resto do dia. Existe um esforço interno do corpo emocional, já a pessoa fica usando máscaras diferentes”, afirma Fornari. “Muitas pessoas entram nesse lugar, que eu chamo de vício pela busca de aprovação, e entendem que é preciso dar tudo de si para que outras pessoas gostem delas”, reforça.

Técnica para cuidar do cansaço emocional

Para lidar com as causas raízes do cansaço emocional, a profissional sugere um exercício simples e poderoso. “Olhe para uma foto da infância e diga a si: ‘Eu estou disposta a te amar do jeitinho que você é. Não existe nada que você precise fazer para receber o meu amor’”, explica.

De acordo com ela, a técnica ajuda a se reconectar com a própria essência e a ressignificar o que o cérebro aprendeu por repetição na infância ao ouvir críticas e concluir que não é bom o suficiente. Na maioria dos casos, desde a infância, muitos cresceram aprendendo que precisam se moldar baseando-se na opinião alheia. Dessa forma, se inicia o vício pelo reconhecimento que vem do outro, e este comportamento é levado para a vida adulta.

O segredo é se aceitar

A especialista, por fim, enfatiza a importância de se aceitar e se amar, sem a necessidade de agradar aos outros. “Quando pode ser você e não sente a necessidade de usar máscaras, tende a se sentir muito mais leve e feliz. Ouse, se permita e tenha coragem de ser quem se é”, conclui.

Vale lembrar que o esgotamento emocional é um problema cada vez mais comum na sociedade atual. Ao entender as causas desse problema e praticar técnicas de autocuidado, é possível recuperar a energia e a alegria de viver.

*Matéria feita em parceria com Kayane Rocha, da Assessoria Márcia Stival

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também