Home
Estilo de Vida
Cinco mitos e verdades sobre o bruxismo
Estilo de Vida

Cinco mitos e verdades sobre o bruxismo

publisherLogo
Bons Fluidos
19/08/2024 18h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16325999/original/open-uri20240819-56-1385w0v?1724092833
© Canva Equipes/Gpoint Studio
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O bruxismo é uma condição que causa um rangido ou aperto nos dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono. Isso pode resultar no desgaste dos dentes, dores na mandíbula e problemas na articulação. Apesar de ser um tema que possui muitos tabus, ainda há algumas dúvidas a respeito. Sendo assim, pedimos para a cirurgiã-dentista, especialista em bruxismo, Dra. Andrea Melo contar cinco mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

Bruxismo é causado apenas pelo estresse

Mito. “Ele não é causado apenas pelo estresse . Além dele, problemas sistêmicos e gástricos, distúrbios do sono, hábitos alimentares e do sono e até fatores genéticos contribuem para o seu surgimento”, conta.

Bruxismo acontece durante o dia

Verdade. Apesar de ser mais comum durante o sono, a condição também pode acontecer durante o dia, em momentos de tensão, estresse e ansiedade , exemplifica.

Apenas adultos têm bruxismo

Mito. “Essa é uma crença muito comum e que pode atrasar diagnósticos e tratamentos. Crianças também podem ter bruxismo e é necessário tratá-lo o quanto antes para evitar impactos no desenvolvimento dentário”, alerta.

Bruxismo é inofensivo

Mito. “Muitas pessoas acham que a condição não causa grandes problemas além do ranger dos dentes , mas isso é um mito. Eles podem afetar o crescimento dos dentes, causar dores, desgaste, apneia, transtornos do sono, entre outros”, explica.

Há apenas um caminho para tratamento

Mito. “As placas dentárias personalizadas é uma das técnicas para proteger os dentes de fraturas, mas não é a única forma de proteger o paciente”, conclui.

Vale lembrar que se você está tendo algum dos sintomas, é melhor consultar seu dentista para fechar o diagnóstico e escolher o melhor tratamento.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também