Corpo inflamado? Médico recomenda incluir esse alimento na dieta
Bons Fluidos

Na dieta habitual dos brasileiros há um pouco de tudo, de frutas e vegetais a carnes e doces, mas dificilmente estão presentes as oleaginosas, como as nozes-pecã. O fruto é popular nos Estados Unidos e na Europa não somente pelo sabor e pela capacidade de gerar saciedade, como por combater a inflamação e oferecer outros benefícios ao organismo. Confira:
Alimento afasta a inflamação
Um estudo publicado na revista Nutrients mostrou que a inclusão da noz-pecã na alimentação reduz a presença de certas citocinas pró-inflamatórias no corpo. Ademais, sua riqueza em polifenóis, compostos químicos naturais, impede o estresse oxidativo e a diminui a frequência da inflamação. Isso também ocorre devido ao fortalecimento do sistema imunológico, resultado da grande quantidade de vitamina A, E e zinco.
Por conter esses nutrientes, o fruto, originário da América do Norte, também auxilia na preservação do coração. O fato de possuir acidos graxos ômega-3 ainda contribui para prevenir doenças cardiovasculares, além de promover a redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do considerado bom (HDL).
Outro ponto positivo da noz-pecã, conforme revela o médico especialista em nutrição Raúl Murray ao ‘La Nación’, é o seu alto teor de gorduras boas, como as presentes no azeite de oliva, e a baixa quantidade de carboidratos, que ajuda a controlar o índice glicêmico. Por isso, o alimento é recomendado para pessoas que convivem com diabetes. No entanto, ele também beneficia quem busca somente cuidar da saúde e garantir mais energia. Em ambos, os casos a indicação é consumir de 25 a 30 gramas por dia.
“Essa porção é suficiente para obter seus benefícios sem exceder a ingestão de calorias ou afetar o peso corporal”, apontou o profissional.
*Leia também: Dieta anti-inflamatória: o guia completo para combater a inflamação crônica através da alimentação