Home
Estilo de Vida
Descubra se seu tipo sanguíneo te garante um envelhecimento mais lento
Estilo de Vida

Descubra se seu tipo sanguíneo te garante um envelhecimento mais lento

publisherLogo
Bons Fluidos
05/02/2025 12h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16456066/original/open-uri20250205-18-1jfnctt?1738759903
© Pexels/Photo By: Kaboompics.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Qual o seu tipo sanguíneo? Se for B, pode comemorar, pois cientistas estão descobrindo que o envelhecimento dessas pessoas é mais lento e de maior qualidade. Eles também estudaram os outros do sistema ABO e chegaram à algumas conclusões. Descubra:

Envelhecimento mais lento

Dois estudos [publicação na Planet Today e pesquisa da revista Experimental Gerontology] mostraram que o tipo B de sangue faz alguém envelhecer de maneira mais vagarosa. A explicação está na maior capacidade de adaptação das mudanças fisiológicas, ou seja, a reparação celular e a regeneração dos tecidos são mais eficientes. Mas vale lembrar que, se não seguir uma rotina saudável, este benefício não será automático.

Sensibilidade maior

Ao mesmo tempo, os estudiosos chegaram à conclusão que essas mesmas pessoas tendem a ser mais sensíveis e precisar de mais carinho e cuidado.

Risco de mortalidade

Apesar disso, a análise divulgada na BMC Medicine mostrou que as pessoas com tipos sanguíneos A, B e AB possuem um risco 9% maior de morrer por doenças médicas gerais. Quando trata-se de uma morte causada por outras condições, este número aumenta para 15%. Esses seres também têm maior chance de falecer por doenças cardiovasculares, se comparados com os do tipo O.

Câncer gástrico

Por fim, essa mesma pesquisa mostrou que o perigo de os de tipo A e B desenvolverem câncer gástrico também é maior.

Por que, com o passar dos anos, devemos ganhar músculos?

Com o avanço da idade, a perda de massa muscular é um processo natural que pode ter consequências negativas para a saúde e a qualidade de vida. A perda  de músculos, conhecida como sarcopenia, pode começar a partir dos 30 anos e se intensificar após os 50 anos.

Isso pode levar a uma redução da capacidade funcional, aumento do risco de quedas e incapacidade. No entanto, é possível prevenir ou mesmo reverter esse processo com exercícios de resistência e uma dieta rica em proteínas. A médica norte-americana Gabrielle Lyon defende que a construção e manutenção de músculos são fundamentais para uma vida saudável e independente.

“Manter massa muscular ajuda a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares… Quadros que se tornam mais comuns conforme as pessoas envelhecem”, afirma. Clique aqui e leia a matéria completa

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também