Limão siciliano é a fruta mais saudável do mundo, segundo pesquisa
Bons Fluidos

Pequeno, amarelo e com um aroma marcante. Usado em receitas doces e salgadas, no chá da manhã ou em um refrescante copo de limonada. Versátil, o limão siciliano conquistou a cozinha e, agora, o topo do ranking de frutas mais saudáveis do mundo.
Segundo um estudo da William Paterson University, em Nova Jersey (EUA), que analisou a densidade nutricional de diferentes alimentos, o limão siciliano aparece como a primeira fruta da lista – e ocupa a 28ª posição geral, atrás apenas de vegetais verdes como agrião, espinafre e couve.
Por que ele é tão especial?
Além de conter poucas calorias, essa fruta é riquíssima em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, magnésio e fósforo. O ranking levou em conta a relação entre os nutrientes oferecidos e o valor calórico. Ou seja, quanto mais benefícios com menos calorias, melhor avaliado o alimento.
Os benefícios para a saúde
1. Fortalece o sistema imunológico
Apenas uma porção já oferece até 90% da ingestão diária recomendada de vitamina C, fundamental para proteger o organismo de infecções e combater os radicais livres.
2. Melhora a absorção de ferro
Para quem segue dietas vegetarianas ou veganas, o limão siciliano é um ótimo aliado. Ele aumenta a absorção de ferro presente em vegetais, ajudando na prevenção da anemia.
3. Combate o envelhecimento precoce
Graças à sua ação antioxidante e à presença de sais minerais essenciais, ele ajuda a manter as células saudáveis e protege contra doenças cardiovasculares.
4. Previne pedras nos rins
O ácido cítrico presente na fruta pode ajudar a impedir a formação de cálculos renais. Estudos sugerem que o consumo regular de limonada natural tem efeitos positivos na prevenção desse problema.
Como incluir o limão siciliano no dia a dia?
Sua versatilidade é um dos maiores trunfos. Ele pode ser usado em: temperos para saladas e vegetais grelhados; sucos, chás e drinques naturais; receitas de bolos, sobremesas e marinadas; substituição do limão tahiti, trazendo um sabor mais suave e levemente adocicado. Uma ótima dica, aliás, é congelar as raspas da casca e utilizá-la como toque final em preparações doces ou salgadas. Assim, você pode aproveitar o máximo do potencial da fruta!
