Home
Estilo de Vida
O que a aparência das unhas te contam sobre sua saúde?
Estilo de Vida

O que a aparência das unhas te contam sobre sua saúde?

publisherLogo
Bons Fluidos
25/10/2024 18h38
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16381484/original/open-uri20241025-57-q7n5vr?1729881789
© Canva Equipes/ARTFULLY79
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nosso corpo dá sinais quando nem tudo está indo bem, inclusive as unhas, não à toa elas descascam, demoram para crescer, esfarelam e até mesmo ficam com sinais. Mas como interpretá-los? Para tirar suas dúvidas, listamos alguns problemas e o que podem significar. Confira:

Unhas fracas: Quando suas unhas ficam quebradiças ou secas, pode significar que você está passando muito esmalte, alergias a alguns produtos e/ou deficiência de ferro, ácido fólico e vitaminas A, B12 e C. Psoríase, micose e anemia, por exemplo, podem também aparecer através deste sinal.

Unhas amareladas: Muito comuns em pessoas idosas, as unhas amareladas podem surgir ao entrar em contato com certos produtos de limpeza; quem costuma fumar; comer cenoura, abóbora e batata-doce; tem diabetes, doenças no fígado e bronquite. Ademais, elas também podem ser consequência de fungos.

Unhas com linhas: Com o passar do tempo, é comum que as unhas com linhas apareçam. A genética também pode ter certo peso, mas podem ser manifestações de desequilíbrios hormonais, baixo nível de ferro e zinco, algumas doenças e também reflexo de alguma lesão, por exemplo quando batemos o dedo em algum lugar.

Unhas com manchas brancas: A condição é também chamada de leuconíquia, e pode espelhar variações hormonais, uso de antibióticos, doenças, como a micose e traumas na unha, quando atingimos o dedo com força em um móvel.

Descolamento da unha: A unha descola parcial ou totalmente quando você usa sapatos apertados, faz limpeza excessiva, se infecta por fungos, tem doenças, como psoríase e hipertireoidismo, ou utiliza certos medicamentos.

Esmaltação em gel

Você já ouviu falar que quem tem alergia a esmalte pode fazer a esmaltação em gel? Será que isso é verdade? Para tirar as devidas conclusões, chamamos a dermatologista Dra. Viviane Scarpa. Confira:

Primeiramente, a alergia acontece devido às substâncias. Então quem tem reação a certos tipos de esmaltes pode não ter a outros. Porém, isso não é regra, pois existem pessoas que são alérgicas aos dois tipos. Mas, afinal, qual a diferença entre a esmaltação em gel e a esmaltação comum? A especialista explica.

“Na esmaltação em gel, a superfície da unha é lixada e é feito um prolongamento das unhas. O esmalte em gel precisa de uma câmara de luz para secagem e a esmaltação comum, não. Tanto a pintura como a retirada devem ser realizadas por profissionais habilitados e com produtos adequados”, afirma.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também