O que se sabe sobre São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes?
Bons Fluidos
Hoje é dia de São Cristóvão, quem também é conhecido como padroeiro dos viajantes. Para comemorar, pedimos para o Padre Alex Nogueira contar um pouco de sua história. Ele ainda ensinou duas orações para pedir proteção ao santo.
A mudança de caminho
Primeiramente, São Cristóvão era um servo que queria trabalhar para o maior rei do mundo. Segundo tradições, ele tanto buscou que chegou até a servir o demônio. Porém, descobriu Jesus Cristo e se converteu. Por ser muito alto – tinha mais de dois metros de altura – ajudava as pessoas a atravessarem um rio.
O encontro de São Cristóvão com Jesus
Em um dia comum, um menino pediu sua ajuda para atravessar o curso de água. Ele colocou o garoto em seus ombros e, enquanto estava caminhando, sentiu um peso muito grande. Ao final, o jovem transformou-se em Jesus.
“Desse modo, o nome Cristóvão (Christophóros – do grego), significa portador (phorós) de Cristo (Christós). Ao final da vida, São Cristóvão foi martirizado por meio da decapitação. É conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes, visto que carregou o menino Jesus aos ombros na travessia do rio.”, conta Nogueira.
Oração para proteção divina
- “Neste carro está Jesus, neste carro Jesus está. Jesus estando neste carro, nada de mal nos acontecerá!”.
- “Ó meu São Cristóvão, olhai para mim nesta viagem. Não me deixeis sozinho nas estradas. Livrai-me, protegei-me e defendei-me de todo mal. Abençoai os que ficam, e acompanhai os que partem. Abri meus olhos, dai-me paciência, tranquilidade, calma e perseverança nesta viagem. Atendei a esta minha oração, e ouvi este meu pedido, que desde já agradeço. Meu São Cristóvão, livrai-me também dos assaltos, das intempéries e de toda espécie de perigos, para viajar tranquilo e seguro. Peço esta graça, não só para mim, mas também para todas as pessoas que estão viajando. São Cristóvão, rogai por nós! Amém”.