Penteado popular pode causar alopecia severa; entenda os riscos
Bons Fluidos

Nos últimos tempos, um penteado ganhou destaque com o crescimento da tendência “clean girl” (“garota limpa”, em tradução do inglês): o coque bem preso. A moda consiste no uso de gel e outros cosméticos para controlar os fios rebeldes e garantir um acabamento impecável. A proposta é prática e proporciona um visual elegante, sem muita extravagância. No entanto, segundo dermatologistas, o hábito pode causar queda de cabelo.
Penteado aumenta o risco de alopecia
É comum, principalmente entre os homens, acreditar que o gel seja o responsável por provocar a queda dos fios. Em uma publicação no Instagram, a médica Larissa Calheiros explicou, contudo, que o verdadeiro perigo do penteado está no ato de puxar os cabelos para trás e mantê-los esticados por longos períodos, o que pode levar à chamada alopecia de tração.
“Essa condição acontece quando há uma força intensa e repetitiva nos fios. Com o tempo, se for muito constante, ela pode se tornar, inclusive, definitiva”, afirmou.
De acordo com profissionais, isso ocorre porque a tração faz com que o folículo piloso se desprenda da bainha, uma estrutura responsável por promover o crescimento e a saúde do cabelo. Dessa forma, a alopecia causa falhas nas laterais da cabeça.
Em casos de maior recorrência do penteado, pode resultar em inflamação crônica e na destruição da raiz, desencadeando um quadro irreversível, como explicou Calheiros. Ademais, a falta de lavagem após a aplicação de diferentes produtos também aumenta as chances de queda, pois os resíduos afetam a microbiota capilar.
Por isso, especialistas recomendam higienizar os cabelos já no dia seguinte e alternar entre o penteado preso e os fios soltos. Outra dica é optar por géis sem álcool em sua composição e utilizar xampus com sulfatos para removê-los durante o banho. Assim, é possível não somente reverter a alopecia já existente, como prevenir a queda dos fios.
