Pressão, imunidade e visão; saiba porque incluir a abobrinha na dieta
Bons Fluidos

Especialistas defendem que um prato capaz de prevenir doenças, regular a função metabólica e fortalecer o sistema imunológico deve incluir desde proteínas e grãos até vegetais — sejam frutas ou legumes. Eles destacam, no entanto, o potencial da abobrinha, que, quando combinada a outros ingredientes, pode auxiliar o funcionamento do corpo como um todo.
“Pode não ser um ‘legume glamouroso’, mas é barato e fácil de cultivar em casa”, apontou o nutricionista Christopher Gardner, ao ‘New York Times Cooking’.
Benefícios da abobrinha
Famoso entre os brasileiros, o fruto se originou no continente americano, principalmente no Peru e no sul dos Estados Unidos. Pelo sabor suave e textura agradável, seu uso na culinária é recorrente. No entanto, ele também já foi muito utilizado na medicina tradicional, por apresentar propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas.
Esses componentes, responsáveis por melhorar a saúde, estão ligados à riqueza de vitaminas e minerais, os quais são incorporados ao corpo por meio da alimentação. Assim, conforme indicam os profissionais, a ingestão frequente do vegetal garante a absorção de nutrientes, como potássio e sódio. Estima-se que metade de uma abobrinha média contenha cerca de 4% da quantidade diária recomendada.
As substâncias, como consequência, contribuem para o controle da pressão arterial, afastando doenças graves, como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio. Outro benefício advém da presença de carotenoides, que induzem a produção regular de citocinas — proteínas mensageiras do sistema imunológico.
De acordo com nutricionistas, após o estímulo de betacaroteno, luteína e zeaxantina, elas sinalizam para o corpo a chegada de infecções, contribuindo para uma resposta de defesa ágil. Além disso, esses componentes ainda favorecem a visão, pois protegem as células contra danos. Dessa forma, evitam a degeneração macular, enfermidade que desencadeia a cegueira.
Por isso, os profissionais recomendam incluir a abobrinha na dieta. Você pode prepará-la no forno ou na grelha. Misturá-la à salada ou cozinhá-la também são boas opções. É importante, contudo, não descascar a pele, já que essa região concentra a maior parte dos nutrientes. Ademais, para preservar as vitaminas e os carotenoides, que sofrem degradação com o calor, acrescente azeite de oliva ou outras gorduras saudáveis na receita.