Home
Estilo de Vida
Salada de feijão vira tendência; confira os benefícios e como preparar
Estilo de Vida

Salada de feijão vira tendência; confira os benefícios e como preparar

publisherLogo
Bons Fluidos
13/08/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Brasil, o feijão é um dos alimentos presentes em quase todas as refeições. Normalmente, ele aparece na receita tradicional, acompanhado de arroz. Um novo modo de preparo, no entanto, está se popularizando, principalmente entre os norte-americanos: a salada de feijão. O prato, inspirado na dieta mediterrânea, é rico em nutrientes e contribui para o bom funcionamento do corpo.

“Você pode colher os benefícios para a saúde incorporando essa refeição em seu rodízio semanal. Essa tendência alimentar é quase infalível”, afirmou a nutricionista Sherene Chou, em entrevista ao ‘National Geographic’. 

Por que apostar na salada de feijão?

Considerada prática e saudável, a refeição combina vegetais, diferentes tipos de feijões — entre eles branco, preto e grão-de-bico —, molho e outros ingredientes, tais como azeitonas. Por serem ricas em vitaminas, minerais e proteínas, as leguminosas por si só já beneficiam o corpo.

De acordo com especialistas, a presença de folato, ferro, magnésio e potássio ajuda a mantê-lo nutrido, além de prevenir doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e diferentes tipos de anemias. Ademais, o alto teor de fibras contribui para a redução do colesterol ruim LDL, que é responsável por aumentar o risco de enfermidades cardíacas.

Há ainda a regulação da glicose. “Os carboidratos contidos nos feijões são considerados de baixo índice glicêmico, portanto, elevam os níveis de açúcar no sangue muito lentamente. Se você tem pré-diabetes ou diabetes, eles podem ajudá-lo a controlar o açúcar no sangue”, explicou a nutricionista Andrea Glenn, ao site.

Modo de preparo

E essas vantagens, segundo profissionais, ficam ainda maiores quando combinamos as leguminosas com outros ingredientes naturais. Por isso, a recomendação é escolher pelo menos dois tipos de feijões, um vegetal e um molho, que pode ser azeite de oliva ou vinagre.

Além disso, Chou indica adicionar ervas frescas, iogurte orgânico e frutas cítricas. Dessa forma, conforme explica a nutricionista, é possível “absorver algumas das vitaminas solúveis em gordura que estão presentes nos legumes, como a vitamina E”.

Para ela, o prato perfeito mistura soja, feijão branco, grão-de-bico e feijão preto com “algo crocante, como pepino ou pimentão; um vegetal de raiz como batata-doce ou cenoura; queijo feta vegano ou pedaços e um grão, como arroz, quinoa, macarrão integral, tortilhas ou croutons caseiros”. A especialista ainda sugere acrescentar, por último, folhas verdes.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também