Home
Estilo de Vida
Spray nasal: usar ou não usar?
Estilo de Vida

Spray nasal: usar ou não usar?

publisherLogo
Bons Fluidos
29/04/2024 15h36
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16190012/original/open-uri20240429-79-czo3og?1714405068
© Reprodução / Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Alô, pessoas que estão com o lencinho na mão e o spray nasal do lado, essa matéria é para vocês. Quantas vezes já não ouviram que o produto vicia e que precisa tomar cuidado? Será que isso é verdade? O ‘The New York Times‘ entrevistou alguns especialistas para descobrir e nós trouxemos a matéria traduzida para você conferir.

Vício não, dependência

Segundo o alergista e imunologista Jonathan Bernstein, para ser considerado um vício, o spray nasal teria que mudar a química do cérebro, que, no caso, não é o que acontece. Contudo, os vasos sanguíneos do nariz ficam muito acostumados com a presença de certos sprays, fazendo com que a pessoa fique com a sensação de não conseguir respirar sem o uso do líquido.

Usar ou não usar o spray nasal?

O médico otorrinolaringologista Edward McCoul listou os tipos que são e não são indicados para usar mas, independente do remédio que usar, é sempre necessário ler a bula. Frequentemente, o recomendado são duas aplicações por dia durante três dias. Resumidamente, mais que isso, surge o risco da congestão de rebote, que é a piora da inflamação da mucosa interna da cavidade nasal.

Sprays nasais que criam dependência

Os sprays descongestionantes são aqueles que contraem os vasos sanguíneos para que o ar tenha mais espaço para circular. Apesar de parecer algo estritamente benéfico, na prática, se usados frequentemente, os vasos ficam inchados e as vias aéreas estreitas. O melhor jeito é utilizá-los a curto prazo, de preferência, durante resfriados. “Depois de alguns dias, o resfriado vai melhorar naturalmente, então você não precisará mais do spray”, esclarece McCoul. Para identificá-los, o profissional afirma que terão oximetazolina ou fenilefrina na composição.

Sprays nasais que não criam dependência

Caso for alergia e congestionar por mais de três dias seguidos, vale usar esses sprays abaixo, mas não se medique, procure um médico especialista no assunto. Confira:

Sprays de esteróides: “Reduzem a inflamação nasal, mas não funcionam tão rapidamente. Não desanime se não obtiver um efeito imediato. Sprays de esteróides às vezes podem levar até um mês de uso uma vez ao dia para fazer efeito”, conta Edward McCoul. Os compostos são mometasona ou fluticasona

Sprays anti-histamínicos: De acordo com a alergista e imunologista, Lily Pien, são ótimo para coceira, espirros e olhos lacrimejantes. Esses tipos conseguem acabar com os sintomas de alergia de forma mais rápida. McCoul indica combinar os sprays de esteróides com o anti-histamínicos: “ambos podem funcionar melhor do que qualquer tipo por si só”. O alergista e imunologista, Richard Lockey atesta que eles podem ser usados pelo tempo que precisar, pois “são medicamentos extraordinariamente seguros. Algumas pessoas os usam indefinidamente durante toda a vida”. O composto é anti-histamínico azelastina.

Sprays salinos: Costumam ser feitos apenas de sal e água – por isso o nome – e contribuem para a diminuição da secura e limpeza das passagens nasais. Porém, se o congestionamento continuar, procure um alergista

Será tarde demais?

Caso você tenha a impressão de que não consegue mais viver sem os tipos descongestionantes de spray nasal, procure ajuda médica, pois os profissionais te ajudarão a tomar as melhores medidas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também