Home
Estilo de Vida
Por que o inverno é ideal para o tratamento de varizes?
Estilo de Vida

Por que o inverno é ideal para o tratamento de varizes?

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/06/2024 16h58
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16260876/original/open-uri20240618-58-opjsxd?1718730440
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que acometem principalmente as pernas, causando desconforto e problemas estéticos. No Brasil, cerca de 38% da população sofre com essa condição. Os sintomas mais comuns incluem dor, sensação de peso e inchaço nas pernas. Fatores genéticos são preponderantes no desenvolvimento de varizes, mas a idade, o gênero e os hábitos de vida também influenciam. Mulheres, por exemplo, têm maior predisposição devido a fatores hormonais.

De acordo com especialistas, o inverno oferece condições ideais para o tratamento de varizes. A menor exposição ao sol e a possibilidade de usar vestimentas que protegem as pernas favorecem a recuperação. Além disso, a radiação ultravioleta pode causar manchas na pele, especialmente após procedimentos como o laser, tornando o inverno uma época vantajosa para esses tratamentos.

Escolher a época correta para iniciar o tratamento de varizes é crucial para a eficácia do mesmo. O inverno surge como uma época recomendada para a realização de diversos procedimentos, afinal o calor pode atrapalhar na recuperação e cicatrização. Durante o inverno, por exemplo, o uso de meias elásticas, essenciais para o pós-tratamento, torna-se muito mais confortável, auxiliando na recuperação e na eficácia do tratamento.

A prevenção envolve manter uma alimentação saudável, controlar o peso, praticar exercícios e adotar hábitos de vida saudáveis. Tais práticas podem retardar o aparecimento e agravamento das varizes. Também existem diversos tratamentos para varizes, incluindo a escleroterapia, tratamento com espuma, uso de lasers e radiofrequências, e até cirurgias. O tipo de tratamento depende de cada caso e deve ser indicado por um médico especializado.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também