Em Lisboa, 500 mil pessoas se juntam a Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude
Bons Fluidos
Papa Francisco aterrizou em Lisboa para consagrar a 14º edição da Jornada Mundial da Juventude. Reuniram-se ao Santo Padre mais de 500 mil pessoas, vindas de 151 países.
Nesta última quinta-feira, 3 de agosto, Papa Francisco começou o dia visitando peregrinos vítimas do terremoto que atingiu a Turquia e Síria no começo de 2023 e ucranianos que deixaram seu país de origem em decorrência da guerra contra da Rússia, que começou em fevereiro de 2022.
Em seguida, o líder máximo da Igreja seguiu para a Universidade Católica Portuguesa, também em Lisboa. Lá, se encontrou com os estudantes e lamentou a falta de acesso que a grande maioria da população portuguesa e mundial, como aqui no Brasil, tem em relação a espaços de qualidade destinados ao estudo.
Jorge Mario Bergoglio seguiu para a cidade de Cascais, no litoral português. No município, conheceu uma das escolas que ajudou a construir quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. A cena mais emocionante, porém, foi ver o Papa, com um pincel vindo da Ucrânia, finalizando um mural de mais de 3 km feito para sua tão aguardada visita.
Escândalo em Portugal
Não é de hoje que ouvimos notícias sobre abusos sexuais envolvendo membros da Igreja Católica. Durante a Jornada Mundial da Juventude, Portugal vem lidando com 4,8 mil casos de abuso sexual, indiciando o clero português. Papa Francisco recebeu 13 vítimas e disse ser este um “momento profundamente difícil, mas reparador”.
Cerimônia de Acolhida
Por fim, na Cerimônia de Acolhida, Papa Francisco teve contato com as 500 mil pessoas reunidas para escutar suas palavras. Em discurso inclusivo, o líder religioso disse: “Repitam comigo: todos, todos, todos”.
Em seguida, falou sobre as redes sociais. “Estas são as ilusões do mundo virtual e devemos estar atentos para não nos deixar enganar pelas muitas realidades que nos atraem e prometem felicidade, mas depois mostram o que realmente são”, expressou Papa Francisco.