Home
Estilo de Vida
Combate à obesidade vai além das mudanças de hábito
Estilo de Vida

Combate à obesidade vai além das mudanças de hábito

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
11/03/2024 22h05
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16102475/original/open-uri20240311-645-f24w23?1710195029
©bing.com - blogspot.com
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisadores da Unicamp, Usp e Unam publicaram um artigo sugerindo que a luta contra a obesidade na América Latina requer uma abordagem multidisciplinar e global. Eles apontam fatores socioeconômicos, culturais e epigenéticos como determinantes importantes para explicar o crescimento da obesidade na região.

Segundo o estudo, as taxas de sobrepeso e obesidade na América Latina são alarmantes. Estimativas revelam que 75% dos adultos no México, 74% no Chile, 68% na Argentina, 57% na Colômbia e 55% no Brasil apresentam sobrepeso ou obesidade. Entre crianças e adolescentes, as taxas também são altas, com 53% no Chile, 41% na Argentina, 39% no México, 30% no Brasil e 22% na Colômbia.

Os pesquisadores argumentam que o problema da obesidade vai além das escolhas individuais ou fatores genéticos. Eles enfatizam a importância de considerar fatores estruturais e de contexto, denominados determinantes sistêmicos, que contribuem para a ocorrência da obesidade. Além disso, destacam a necessidade de compreender o impacto social e econômico na alimentação e no estilo de vida dos indivíduos.

Diante dessas constatações, os pesquisadores defendem a implementação de políticas públicas e estratégias mais eficazes para combater a obesidade. Eles propõem o incentivo a uma alimentação tradicional e a regulação de alimentos ultraprocessados, juntamente com a promoção de hábitos saudáveis e atividades físicas. Além disso, ressaltam a importância de oferecer uma dieta de qualidade para as gestantes, incentivar o aleitamento materno e fornecer alimentos saudáveis ​​desde a primeira infância.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também