Home
Estilo de Vida
Estudo aponta que 10 mil passos por dia reduzem risco de morte em 39%
Estilo de Vida

Estudo aponta que 10 mil passos por dia reduzem risco de morte em 39%

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
06/03/2024 17h42
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16092885/original/41116080415_82c999be45_c?1709748243
©Foto: Felipe Barros/ExLibris/Secom-PMI
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Estudo revela que dar 10 mil passos por dia beneficia a saúde do coração

Um novo estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine revelou que dar cerca de 10 mil passos por dia pode reduzir o risco de morte em 39% e diminuir o surgimento de doenças cardiovasculares em 21%. A pesquisa foi realizada com mais de 72 mil pessoas e indica que a contagem diária de passos pode trazer benefícios à saúde mesmo para aqueles que passam muito tempo em comportamento sedentário.

Segundo os dados, os 10 mil passos diários são importantes para compensar o tempo sedentário e reduzir os riscos à saúde. No entanto, os pesquisadores observaram que uma quantidade entre 4 mil e 4,5 mil passos por dia já é suficiente para fornecer 50% dos benefícios de saúde concedidos pelo número ideal de 10 mil.

A pesquisa foi realizada com 72.174 pessoas, com uma idade média de 61 anos, sendo 58% mulheres. Os participantes utilizaram um dispositivo no braço que permite a contagem de passos durante sete dias. Com base nessas informações, os pesquisadores estimaram a quantidade de passos diária e o tempo que cada indivíduo passou em comportamento sedentário. Todos os participantes fazem parte do UK Biobank, um grande banco de dados utilizado em pesquisas na área da saúde do Reino Unido.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. Se a atividade física aeróbica for de alta intensidade, a recomendação é de 75 a 150 minutos por semana.

Portanto, para manter a saúde do coração em dia, dar cerca de 10 mil passos por dia pode trazer benefícios significativos. A contagem de passos pode ser realizada através de pulseiras inteligentes ou, para quem não quer gastar com um ítem novo, é possível instalar aplicativos de monitoramento de saúde no celular. Esta é uma forma simples e eficaz de incentivar a prática regular de atividade física, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e redução do risco de doenças cardiovasculares.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também