Home
Estilo de Vida
Neurocisticercose: paciente descobre tênia no cérebro após sentir fortes dores de cabeça
Estilo de Vida

Neurocisticercose: paciente descobre tênia no cérebro após sentir fortes dores de cabeça

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/03/2024 18h03
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16106492/original/open-uri20240313-661-psz0yx?1710360678
©bing.com - Wikimedia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um paciente norte-americano, de 52 anos, foi diagnosticado com neurocisticercose, infecção no sistema nervoso central (SNC) causada pela tênia, parasita também conhecido como solitária.

O paciente vinha sofrendo de intensas dores de cabeça há pelo menos quatro meses. As queixas levaram os médicos a realizarem uma série de exames, que revelaram a presença das larvas de tênia no sistema nervoso central. O caso foi considerado raro pelos profissionais de saúde e foi relatado no American Journal of Case Reports.

Acredita-se que a infecção ocorreu devido aos hábitos alimentares do paciente, que admitiu consumir bacon e carne de porco mal passada. A tênia é adquirida pelos seres humanos quando se ingere carne de boi ou de porco contaminada com as larvas do parasita, ou embutidos contaminados, como salames, chouriços, salsichas e bacon.

A neurocisticercose é mais comum em áreas com saneamento precário e criação de porcos em liberdade. A falta de higiene na manipulação e preparo da carne também pode contribuir para a transmissão do parasita. O responsável pelo caso, o infectologista Eamonn Byrnes, do Centro Médico Regional de Orlando, em Miami, acredita que a infecção tenha ocorrido por autoinfecção, quando o paciente ingeriu ovos do parasita após lavagem inadequada das mãos.

Após o diagnóstico, o paciente recebeu tratamento à base de dexametasona, um esteroide frequentemente usado para tratar alergias, e albendazol, medicamento utilizado para conter parasitas. Segundo os médicos, as lesões no cérebro diminuíram e as dores de cabeça melhoraram após o tratamento.

A equipe médica que atendeu o paciente destacou a importância de considerar a possibilidade de neurocisticercose em casos de dores de cabeça insitentes e inexplicáveis. O caso chama atenção para a necessidade de avaliação criteriosa e manejo terapêutico adequado de condições neuropatológicas que apresentem mudanças na sua apresentação.

O paciente norte-americano, após receber o tratamento adequado, encontra-se em recuperação. A descoberta desse caso serve como alerta para a importância de conscientização sobre as práticas alimentares e a higiene adequada na manipulação de alimentos, a fim de evitar infecções por parasitas como a tênia.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também