Pode compartilhar cueca? - MHM Responde
Manual Do Homem Moderno
Vocês perguntam, a gente responde. E uma das dúvidas mais interessantes que chegaram aqui – temos um formulário para quem quiser perguntar qualquer coisa, veja abaixo e mande a sua – foi essa: pode compartilhar cueca? Eis a questão completa: “Meu esposo e meu filho compartilham as cuecas. Ele não é o pai. Meu filho tem 15 meu esposo, 35. Tem algum problema?”
O MHM RESPONDE: olha, essa resposta tem duas partes. A primeira é técnica, então consultamos um urologista para saber. A segunda é pessoal, o que pensa o MHM. Vamos a elas:
O que diz a medicina: “Primeiro, precisamos entender a situação do uso e quem as usa”, diz o médico uro-oncologista Willy Baccaglini, membro do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. “Obviamente o uso de cuecas usadas aumenta o risco de infecções, pelo menos na pele, mas também o risco de se pegar DSTs a partir de secreções uretrais que podem ficar como resíduo na cueca”, explica.
Sobre o compartilhamento de peças lavadas, ele adverte que “deve se considerar o comportamento das duas pessoas que utilizam a mesma cueca”. Ou seja, se o esposo do exemplo tem relações sexuais normalmente e se o filho já é sexualmente ativo. O médico explica que pessoas com comportamento sexual muito distinto, como variedade de parceiros, não deveriam compartilhar as cuecas.“Claro que a forma que é feita a lavagem pode aumentar a segurança disso e que a transmissão, a partir de fomites (superfícies), principalmente de vírus e de bactérias, é muito pouco provável, pelos micro-organismos não sobreviverem por muito tempo nas superfícies”, explica o dr. Baccaglini. “Mas a gonorreia e infecções fúngicas, por exemplo, podem ser transmitidas, apesar de ser bastante raro”, conclui.
O que diz o MHM: Botamos fé que a lavagem das cuecas é bem feita e estamos supondo que os dois usam o mesmo tamanho, não sabem identificar qual é qual e acabam pegando a primeira que acham. Mesmo assim, francamente, ambos têm idade o suficiente para aprender a saber que estão usando a cueca errada, né? São dois marmanjos que podem se dar ao trabalho de marcar com caneta a cueca de cada um. Então chega de compartilhar cueca nessa casa.