Home
Estilo de Vida
Quais são os vilões da saúde masculina?
Estilo de Vida

Quais são os vilões da saúde masculina?

publisherLogo
Manual Do Homem Moderno
25/09/2021 02h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14703424/original/open-uri20210928-673-19n2gmi?1632840588
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muitos homens não cuidam da saúde da forma que deveriam. Mas existem alguns vilões da saúde masculina que contribuem para essa falta de cuidado. Mais abaixo vou te dizer quais doenças mais acometem os homens, mas a principal causa do adoecimento grave é a falta de acompanhamento médico.



Confira quais são os vilões da saúde masculina.


Medo/Preconceito


Vilões da saúde masculina


O preconceito é o principal vilão da saúde masculina. Isso porque a masculinidade tóxica faz com que os homens só busquem ajuda médica após a situação estar muito séria. Inclusive, nós já falamos sobre como a masculinidade tóxica está matando os homens, aqui no manual.


Um levantamento do Centro de Referência do Homem em São Paulo mostrou que 50% dos homens só procuram ajuda médica quando os sintomas estão avançados. Isso tudo faz parte da ideia de que homens têm que ser fortes e não podem ficar doentes.


A falta de atenção aos primeiros sintomas pode levar a estágios onde é necessário intervenção cirúrgica. Outros chegam ao ponto de não ter mais solução médica para os casos. Várias doenças podem ser prevenidas ou tratadas corretamente, se o paciente realiza exames periódicos.


Abuso de substâncias


violões da saúde masculina


Em 2019, um levantamento realizado pela Fiocruz, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), mostrou que o consumo de substâncias psicoativas entre os homens era mais de 3 vezes maior, do que entre as mulheres.


Enquanto apenas 1,5% das mulheres entrevistadas haviam consumido algum tipo de substância psicoativa nos últimos 12 meses, nos homens, o número chegou a 5%.



O consumo de álcool e drogas é considerado um grande desafio a ser combatido, pela Organização Mundial de Saúde. Os números de jovens que fazem uso de alguma dessas substâncias é alto. E pode se tornar um problemão na vida adulta.


Especialistas afirmam que o consumo de substâncias tóxicas entre as idades de 11 e 16 anos, podem levar a problemas maiores mais na frente. Existem estudos que mostram a relação do consumo de álcool com a diabetes, hipertensão e até mesmo a depressão.


Cuidado com a saúde mental


vilões da saúde masculina


Em junho deste ano, a OMS divulgou sados sobre suicídio. Os números mostram que os homens cometem suicídio muito mais do que as mulheres. São 12,6 para cada 100 mil homens, enquanto para mulheres a média é de 5,6, para cada 100 mil.


Outro dado alarmante é que entre os jovens de 18 a 29 anos, no mundo, o suicídio é a 4° maior causa de morte. Perdendo apenas para acidentes de trânsito, tuberculose e violência. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, em 2019, mostrou ainda que 30% dos homens entrevistados acreditam que a depressão não existe ou é falta de fé.


Cuidar da saúde mental também é importante. Entender os sinais e saber a hora de pedir ajuda pode salvar a sua vida.


Principais doenças que acometem os homens


Uma boa forma de não deixar os vilões da saúde masculina te atingir e se conhecer e saber quais riscos você corre. Por isso, vou deixar aqui as 5 doenças que mais acometem os homens, para você se cuidar.


Doenças cardiovasculares


As doenças do coração são uma das principais causas de morte no Brasil. E os que mais sofrem com elas são os homens. Entre elas estão: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.


Para prevenir, é importante saber que os fatores de risco para essas doenças são a hipertensão, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, entre outros.


Câncer de pulmão:


Este tipo de câncer atinge 2 vezes mais aos homens do que às mulheres. Na maioria dos casos está atrelado ao tabagismo.


violões da saúde masculina


Câncer de próstata:


Este é ainda mais complicado. Visto que muitos homens têm receio em realizar os exames necessários para sua prevenção, descoberta e tratamento precoce. Ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. E quando descoberto no início, tem uma taxa de cura de 90%. Por isso é necessário a realização dos exames periódicos, a partir dos 40 anos.



Câncer de testículos:


É um tipo raro de câncer, mas preocupante. Isso porque a maior incidência é em homens em idade reprodutiva. Sendo assim, homens entre 15 e 50 anos precisam realizar o autoexame mensalmente. O autoexame serve para identificar possíveis nódulos.


Também é indicado que sejam realizadas consultas periódicas a um urologista.



Câncer de pênis:



O câncer de pênis está ligado a condições precárias de higiene do órgão. Por isso é importante realizar a higiene do órgão sexual de maneira correta e completa. No Brasil, ele representa cerca de 2% dos casos de câncer entre os homens.


Previna-se dessas doenças, ou trate-as ainda cedo. Cuide da sua saúde física e mental.



Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também