Dr. Raphael Viana aponta principais benefícios da corrida para o dia a dia!
Sportbuzz
Por que corro? Fico pensando em Aristóteles, por volta de 382 A.C., criando sua filosofia peripatética, que significa ensinar andando. Sem conhecer endorfina, serotonina, ele ensinava caminhando e estas caminhadas, por toda a cidade de Atenas, estimulavam reflexões sobre plantas, a alma, o homem, o Universo, entre outras coisas.
Pois bem, hoje, em 2022, essa caminhada virou corrida e sabemos que ela estimula a cognição, melhora a oxigenação cerebral e o raciocínio.... filosofia peripatética em ação. Normalmente quando meus pacientes me procuram entre outros motivos é para terem orientação sobre corrida, o que comer? Que tipo de tratamento é o adequado? Precisa emagrecer quanto?
E a massa magra? Enfim muitos questionamentos. Antes de dar as orientações, gosto de deixar claro quais os grandes benefícios da corrida para o organismo:
- Abertura dos canais de glicose. Difícil? Não.
Sabemos que hoje a pré-diabetes, a diabetes e a obesidade são doenças que atingem muitas pessoas. Durante a corrida tem uma maior abertura dos canais de glicose e o corpo capta essa glicose melhor, causando uma queda da resistência insulínica e queda da glicemia que é um tratamento utilizado para diabetes e pré-diabetes.
- Liberação de hormônios e neurotransmissores, como endorfina, serotonina e dopamina
Leva a uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da intensidade, pode se estender para depois do treino. Este bem-estar que a corrida proporciona, gera bom humor, uma forma mais positiva de encarar a vida e solucionar os problemas.
- Osteoporose
Durante a corrida temos um peso elétrico sobre os ossos, um estímulo sobre nosso sistema ósseo que produz mais células, levando ao aumento da densidade óssea (que é a quantidade de mineral que compõe os ossos). Além de reduzir a chance de fraturas, no longo prazo ajuda a fazer uma prevenção de osteopenia, osteoporose, principalmente após os quarenta anos.
- Melhora da Performance cardiovascular e VO2 (consumo de oxigênio)
A resistência cardiorrespiratória é uma indicação da saúde física geral de uma pessoa. Os testes de resistência cardiorrespiratória monitoram o desempenho do coração, os pulmões e os treinos durante a resistência cardiorrespiratória. A corrida aumenta a resistência cardiorrespiratória, melhora a captação de oxigênio nos pulmões e no coração e pode ajudar a pessoa a manter a atividade física por mais tempo.
- Cognição
A corrida melhora a cognição, a saúde mental, porque durante a corrida temos uma melhora da oxigenação cerebral e a pessoa correndo raciocina melhor. Temos relatos de pessoas que por conta desta oxigenação resolvem melhor problemas e dilemas da vida. Isto sem falar da melhora do sono, da liberação do colesterol bom.
Mas doutor, posso me lesionar? Se você não treinar com consciência, com orientação e entendendo seu organismo, pode sim. Então vamos começar caminhando como os peripatéticos que a corrida está mais próxima do que você imagina.