Como se proteger da gripe?
Tecmundo
Aos domingos, o TecMundo reúne algumas das principais notícias de saúde da semana em um só lugar. Confira os destaques da última semana abaixo.
Surtos de gripe pelo Brasil
Há algumas semanas, diferentes partes do país vêm registrando aumento nos casos de gripe. Surtos de gripe são incomuns em dezembro, mas podem acontecer em qualquer parte do ano por diversos fatores.
Especialistas apontam algumas razões para o evento: uma abertura da economia que pode ter colocado mais pessoas em contato com o vírus da gripe e a vacina contra a doença já estar desatualizada e não cobrir a variante Darwin, causadora da grande parte dos casos atualmente.
Por enquanto, as medidas de prevenção contra a covid-19 (que também é transmitida por um vírus respiratório) são suficientes para diminuir o risco de infecção. O recado para este fim de ano é: intensifique o uso de máscara, a higiene das mãos e a boa ventilação.
Vale lembrar que a nova variante ômicron do coronavírus já chegou ao Brasil e pode levar a um aumento nos casos de covid-19, o que piora o cenário da saúde pública no país.
O Instituto Butantan, grande produtor de vacinas contra a gripe, disse que em janeiro começa a fabricar o imunizante atualizado para combater a variante Darwin.
O colírio que recupera visão turva
Um novo colírio aprovado para uso nos Estados Unidos é capaz de reverter a visão turva e até eliminar a necessidade dos óculos de leitura. A invenção custa o equivalente a R$453 e funciona melhor em pessoas de 40 a 55 anos.
Burnout em alta
Tema que tem atraído muita atenção neste fim de um ano caótico, o burnout fará parte da 11° Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11), que entrará em vigor a partir de janeiro de 2022.
O vírus
Notícias da pandemia
A vacinação de crianças no Brasil
Na quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a imunização de crianças com a vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech. Testes conduzidos pelas empresas mostraram que o imunizante tem alta eficácia nos pequeninos.
Apesar da boa notícia, ainda não há previsão para o início da vacinação dessa faixa etária.