Como elefantes causaram danos de 1 milhão de dólares a cidades chinesas
Aventuras Na História
Não são todos os dias que podemos ver uma manada de elefantes caminhando solta pelas ruas de uma cidade grande.
Na verdade, só de ouvir falar no tema, muitas pessoas podem ficar temerosas, afinal, trata-se de imensos animais selvagens em meio às habitações humanas. Mas, nesta semana, um grupo com 15 indivíduos foi avistado vagando pelas ruas da província de Yunnan, no sudoeste da China.
Conforme informações da agência de notícias Reuters, na última quarta-feira, 2, a manada foi vista próxima a uma grande capital. Os mamíferos, no entanto, saíram de uma região muito distante.
A agência de notícias Xinhua confirmou que o grupo de elefantes asiáticos, do qual fazem parte três filhotes, vivia em uma reserva natural localizada no sul do país. Nos últimos três meses, eles teriam percorrido quase 500 quilômetros, passando por diversas rodovias e campos de cultivo.
Jornada ainda sem explicação
Na última quarta-feira, 2, conforme noticiou a televisão estatal CCTV, os animais foram avistados a alguns quilômetros de uma grande cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, a chamada Kunming.
Ainda não é possível afirmar com certeza o que tem motivado os elefantes a seguirem para o norte, mas a reportagem da Xinhua afirmou que uma diminuição de plantas comestíveis em habitats florestais pressiona esses grandalhões a buscarem alimento em outras localidades. Infelizmente, o resultado dessa longa viagem tem sido um verdadeiro desastre para os humanos.
Danos gigantescos
A viagem dos elefantes não passou despercebida pela população, uma vez que, por onde passaram, os imensos mamíferos deixaram rastros proporcionais ao seu tamanho.
Muitos vilarejos, por exemplo, acabaram tendo suas lavouras destruídas pelos 15 animais, que já causaram um prejuízo de cerca de 1,1 milhão de dólares, segundo a Xinhua.
Para evitar maiores danos, governos municipais de Yunnan realizaram uma série de medidas, como o bloqueio de estradas e a distribuição de toneladas de alimentos com o objetivo de tentar alterar o trajeto dos elefantes. Além disso, áreas residenciais, que poderiam ser invadidas por eles, foram esvaziadas.
De acordo com a agência chinesa, houve um aumento significativo da população de elefantes na província nas ultimas décadas.