Há exatos 15 anos, os brasileiros se despediam de Bussunda
Aventuras Na História
No dia 17 de junho de 2006, os brasileiros receberam a triste notícia de que o humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, tinha vindo a óbito na Alemanha. Aos 43 anos, o ator do programa "Casseta & Planeta Urgente!", exibido pela Rede Globo, foi vítima de um ataque cardíaco.
Nesta quinta-feira, 17, chega ao Globoplay a série documental 'Meu Amigo Bussunda'. Dirigida por Cláudio Manuel, Júlia Vianna, filha do humorista, e Micael Langer, a trama estreia no streaming no dia que completa exatos 15 anos da morte do humorista.
O legado de Bussunda
Nascido no dia 25 de junho de 1962, no Rio de Janeiro, Cláudio Besserman Vianna, mais conhecido como Bussunda, iniciou sua carreira na mídia no início da década de 1980, como redator. Em 1988, foi contratado pela Rede Globo para trabalhar na antiga "TV Pirata".
Sua estreia no programa "Casseta & Planeta Urgente!" se deu em 1992, mas segundo a Folha de S.Paulo, o humorista nunca deixou de lado sua paixão por jornais e revistas, atuando como colaborador de texto do colunista fictício Agamenon Mendes Pedreira.
Na emissora, o artista fez grande sucesso e inspirou diversos outros programas e personagens que surgiram anos depois. Além disso, ficou conhecido por interpretar nomes notórios, como o atacante Ronaldo e o ex-presidente Lula.
A perda precoce
De acordo com a Folha de S.Paulo, o ator veio a óbito no dia 17 de junho de 2006, na Alemanha, quando acompanhava a seleção brasileira para o início da Copa no país europeu.
Na noite que antecedeu o fatídico episódio, Bussunda começou a passar mal, enquanto jogava futebol com os colegas. O artista sofria de asma e teria sentido falta de ar durante a partida, mas recusou ir ao hospital alegando que era apenas cansaço.
Na manhã seguinte, ele foi atendido por paramédicos no hotel Erb Best Western, no qual estava hospedado. Enquanto os profissionais o atendiam, o artista sofreu um ataque cardíaco. Conforme a Folha de S.Paulo, o humorista veio a óbito às 8h30 no horário da Alemanha e 3h30 da madrugada em Brasília.
A nova série documental
De acordo com o G1, nesta quinta-feira, 17, estreia no Globoplay a série 'Meu Amigo Bussunda', em homenagem a história e legado do humorista.
"Revisitar a vida e a obra do Bussunda foi um processo intenso, visceral, mas também necessário e revigorante. A dor de sua morte foi esmagadora, lidar com isso exigiu muito esforço e consumiu tempo", disse Claudio Manoel, segundo o G1.
A trama apresenta imagens inéditas da Copa da Alemanha de 2006. Além disso, conta a trajetória completa do artista, desde a infância, a origem do apelido, passando pela estreia na Rede Globo até os últimos momentos de vida.
"Foi muito emocionante e catártico revisitar lembranças, separar fotos e vídeos. Eu não assistia ao programa desde sua morte. Relembrei personagens, piadas. A discussão sobre o humor dele era um debate que eu precisava ter comigo mesma para tentar entender um pouco melhor o trabalho do meu pai. Por isso coloquei no quarto episódio", disse Júlia Vianna, de acoro com o portal G1.