Primeiros na América do Sul: fósseis pré-cambrianos são encontrados em MG
Aventuras Na História
Pela primeira vez, fósseis relacionados à Biota da Ediacara foram encontrados na América do Sul e, conforme informações da revista Galileu, foi aqui no Brasil, no estado de Minas Gerais. Segundo o pesquisador Marcos Baptista, que trabalha para o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), os fósseis possuem mais de 500 milhões de anos.
Eles apresentam o formato de "impressões" em rochas calcárias e, muito provavelmente, pertencem a organismos parecidos com os da Biota de Ediacara, um ecossistema descoberto na Autrália em 1940.
Conforme a reportagem, os achados datam do período em que surgiram os primeiros organismos macroscópicos complexos em nosso planeta e também os primeiros com simetria bilateral, ou seja, com metades simétricas. A pesquisa é detalhada por Baptista em sua tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasíia (UnB).
Para o especialista ainda não é possível dizer se as espécies eram ou não animais móveis, mas a possibilidade não pode ser descartada. "A presença destes fósseis fornecerá informações a respeito da idade destas rochas e do paleoambiente onde foram geradas. Os fósseis agregam informações sobre as sequências geológicas nas quais os recursos minerais podem ser encontrados", diz Marcos Baptista.
A pesquisa faz parte do projeto do SGB-CPRM de Estudos Geotectônicos e Geodinâmicos da Bacia do São Francisco, Neoproterozóico do Cráton do São Francisco, o qual tem como objetivo contribuir para o entendimento da evolução da bacia a partir da análise de fósseis da região.
Confira aqui o estudo completo.